No último ano, a falta de água no estado de São Paulo tomou proporções críticas, e agora a probabilidade de racionamento de energia volta a assombrar o País. Estes problemas exigem investimentos e soluções por parte dos governos, e atitudes responsáveis dos consumidores, mas também dizem respeito à construção civil: moradias e instalações que reduzam o consumo de água e de energia, e estimulem o reuso de água, o aproveitamento da luz e ventilação natural e a geração de energia limpa, entre outros fatores.
A saída para o setor, que já luta contra o desmatamento, o desperdício de matérias-primas, a geração de resíduos e os acidentes de trabalho, está no uso de tecnologias inovadoras e processos sustentáveis, do projeto ao imóvel entregue, e principalmente durante as obras de construção. Na reportagem de capa desta edição, vamos apresentar alguns exemplos da construção moderna e responsável que vem se desenvolvendo cada vez mais no Brasil.
Na edição deste mês, também trazemos com grande destaque uma reportagem especial sobre os 30 anos da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Desde sua criação, trabalha com excelência a transferência dos conhecimentos gerados nas universidades, em especial a Federal de Santa Catarina (UFSC), para o setor produtivo, transformando-os em tecnologias de ponta e ajudando a criar empresas inovadoras. Hoje a Certi é referência internacional em empreendedorismo e inovação. Confira o que ela pode fazer por você.