Não só para inglês ver
Ensinar o idioma inglês no Brasil sempre teve a marca do empreendedorismo e da inovação. No distante ano de 1950, numa sala no 14º andar do Edifício Britânia, em São Paulo, nascia o primeiro curso de inglês no Brasil pelas mãos dos empreendedores Cesar Yázigi e Fernando Heraclio Silva. Com o sobrenome de um dos fundadores, a Yázigi inovou ao entrar no sistema de franquia e ser a primeira escola de idiomas a integrar o ensino com os primeiros recursos da Internet no país. Depois de muitos anos dirigida, com muita competência pelo filho do Fernando (Ricardo Young Silva) a Yázigi foi vendida ao Grupo Multi.
A origem do grupo Multi é também marcada pelo empreendedorismo e inovação nos cursos de idiomas. Por trás desse grupo esteve o empreendedor Carlos Martins. Ele, também numa sala, no centro de Curitiba, no final dos anos 80, começou a ensinar inglês numa escola com o nome Wizard. Cresceu de forma acelerada, ergueu a maior rede de ensino do mundo e até trocou o seu próprio nome para Carlos Wizard. Vendeu a rede para fundos estrangeiros e hoje comanda diferentes negócios, entre eles a Pizza Hut, KFC, Taco Bell, Mundo Verde e Aloha.
Agora ganha estatura no Brasil um outro curso de inglês, também com a marca do empreendedorismo e da inovação, com um nome forte e de respeito – Rockfeller – ícone americano no mundo negócios. O pai, a filha e o coordenador de uma franquia de idioma em dificuldade financeira decidiram assumir a rede, criar novo método de ensino, utilizar os mais avançados recursos audiovisuais, com flexibilidade de horários e locais para realizar diferentes cursos. Nasceu assim a Rockfeller Language Center. Já contam com 47 escolas. Querem chegar a 70 até o final de 2019 e, nos próximos dois anos, a uma rede de franquias com 100 unidades. Conheça essa nova história de empreendedorismo e inovação que não é só para “inglês ver”, mas também para admirar, seguir.
Boa leitura e bons negócios.
Acari Amorim
Diretor editor