Metaverso é a palavra que hoje sintetiza e projeta o novo futuro do mundo virtual. Um universo, imagine, onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Você pode ser um entregador de pizza na baixada fluminense e ao mesmo tempo ser um conceituado marchand de artes contemporâneas numa galeria conceituada de Paris. Não é sem razão que a palavra Metaverso é a mais buscada na internet desde o final de 2021.
Essa palavra começa a criar o status de nova revolução tecnológica. Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, mudou o nome da sua empresa para simplesmente Meta e o seu foco de investimentos daqui para frente será em realidade virtual e realidade aumentada.
Esse instigante e desafiante novo universo virtual é o tema de capa da Empreendedor de fevereiro. Vamos entender como o entregador de pizzas na baixada fluminense vai poder se transformar num marchand em Paris. Ele vai criar um avatar, quem sabe com o nome Mister Rotchild. Através da tecnologia já disponível chamada NFT ( Non fungible token) ele vai transformar uma obra de arte numa representação digital. Essa representação digital, ou uma obra real, física, poderá ser comprada por alguém que vai pagar em criptomoeadas (bitcoin ou outras), pela tecnologia do Blockchain, que é uma espécie de bloco de anotações na forma de códigos que garantirá a compra e a venda para as ambas as partes, sem bancos pelo meio, cartórios ou escritórios de advogados.
Esse será o novo universo digital. Impossível? Não. Já e realidade e movimenta bilhões de reais. Comece a pensar qual vai ser o seu avatar.
Boa leitura e bons negócios!
Acari Amorim | diretor editor da Plataforma Empreendedor