A s startups integram uma modalidade nascente de empresas, mas já mostraram saber escolher o caminho certo. Muitas delas entraram no agronegócio, um setor que não para de crescer, enquanto o resto da economia se enrola numa retração progressiva. Hoje, o campo é um marco oportunidades. Participa com 22% do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 1,59%, em 2014, contra apenas 0,1% do conjunto da economia; e pode ir mais longe com apoio tecnológico para aumentar produtividade e reduzir custos, um trabalho, aliás, das startups. Hoje, o conhecimento permite produzir mais no mesmo espaço, com aumento de produção e redução de custos.
Uma nova geração de jovens empreendedores de startups já está desenvolvendo soluções modernas ao campo, utilizando smartphones e tablets com softwares que ajudam a aumentar a confiabilidade e tornar mais rápidos os processos produtivos, com mais eficiência nos controles de estoques e de rastreabilidade animal. Na matéria de capa desta edição, mostramos o resultado de uma pesquisa da Associação Brasileira das Startups (ABStartups) revelando um forte aumento do interesse dos filiados em participar desse mercado bilionário, com ofertas de soluções inovadoras, antes restritas às grandes empresas de tecnologia.
Os empreendedores estão conscientes desse potencial. Mesmo que o atual cenário de estagnação econômica persista, a modernização de processos vai ajudar a superar as eventuais dificuldades. O avanço de equipamentos high tech envolve a necessidade da contratação de novos métodos de produção inteligente no campo. As startups estão mostrando que estão preparadas para esse desafio.
Boa leitura!