Integrar cuidado e conveniência na jornada digital do paciente é a aposta para ampliar adesão a tratamentos

Portal do Paciente da Funcional fortalece fidelização e melhora acesso no setor farmacêutico

jornada digital está redefinindo a forma como a indústria farmacêutica se relaciona com seus públicos. Em 2024, o mercado brasileiro de saúde digital movimentou cerca de US$10,66 bilhões e deve alcançar US$40,85 bilhões até 2033, segundo o IMARC Group. O crescimento, impulsionado por tecnologias como telemedicina, inteligência artificial e monitoramento remoto de pacientes, evidencia a rápida transformação do setor e reforça o papel estratégico de soluções digitais voltadas ao cuidado e à conveniência.

Para Oscar Basto (foto em destaque), Diretor de Negócios Pharma da Funcional, pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil, integrar cuidado contínuo e conveniência é essencial para garantir adesão aos tratamentos e gerar valor sustentável para todo o ecossistema. “A jornada digital do paciente precisa unir cuidado, acompanhamento e acessibilidade. Esses pilares fortalecem o relacionamento entre pacientes, indústria e demais agentes de saúde, especialmente em um cenário competitivo e de alta exigência”, afirma.

Com esse propósito, a Funcional possui o Portal do Paciente, que reúne serviços de cuidado contínuo e ferramentas de engajamento em uma única experiência digital. A iniciativa integra o Programa de Suporte ao Paciente (PSP), voltado ao acompanhamento clínico, e o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), que garante acesso a medicamentos com descontos em farmácias credenciadas por meio de programas de relacionamento, ampliando o acesso a tratamentos ao padronizar preços no mercado, garantir o produto em estoque, apoiar o entendimento das necessidades do paciente e fortalecer o relacionamento por meio de lembretes, informações e ações de fidelização.

Pelo portal, oferecido em modelo escalável e white label para diferentes indústrias, o paciente pode agendar ou reagendar consultas online com nutricionistas e psicólogos, visualizar informações sobre seu tratamento e acessar conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar. O serviço também pode ser indicado diretamente pelo farmacêutico no ponto de venda, fortalecendo a conexão entre balcão e cuidado especializado.

Os resultados iniciais reforçam o potencial da solução: o portal já conta atualmente com quase 1 milhão de pacientes inscritos e ativos no programa, registra em média 300 consultas mensais com especialistas e aproximadamente 9 mil acessos ao mês.

Já o Portal Farmacêutico, lançado recentemente, também demonstra avanço na integração entre a indústria e o canal de varejo farmacêutico. Desde então, já soma cerca de 170 sessões realizadas e 42 profissionais cadastrados apenas na primeira semana. O Portal possibilita que os farmacêuticos apoiem pacientes já inscritos no programa ao acesso a consultas com especialistas, promovendo continuidade do cuidado e maior engajamento com o serviço, fortalecendo o relacionamento com o paciente e contribuindo para uma melhor experiência e fidelização.

“A integração entre PSP e PBM representa muito mais do que facilitar o acesso, é uma estratégia de cuidado e engajamento essencial para a indústria farmacêutica. Especialmente em mercados competitivos, a diferenciação não está apenas no preço, mas na experiência e no suporte oferecido”, finaliza Oscar.

Facebook
Twitter
LinkedIn