Janeiro Branco: NR-01 incentiva olhar mais atento para saúde mental em ambientes corporativos

Especialista destaca 5 ações que podem auxiliar as empresas e profissionais da área 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos mentais e emocionais são uma das principais causas de afastamento no trabalho. No Brasil, a ansiedade já afeta milhões de brasileiros, enquanto o burnout, conhecido como síndrome ocupacional, é uma realidade para muitos profissionais. Só para se ter uma ideia, no acumulado nos nove primeiros meses de 2025, o Brasil registrou mais de 403 mil afastamentos por transtornos mentais.

A Campanha Janeiro Branco faz um importante alerta sobre a saúde mental e a importância de dar atenção ao cuidado psicológico e emocional durante o ano todo. No ambiente corporativo, onde o estresse e a pressão por resultados são constantes, a campanha surge como uma oportunidade de transformação na cultura organizacional das empresas.

Para Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa do grupo Giunti Psychometrics, referência em manutenção da saúde mental nas empresas, ao longo dos anos, a campanha tem incentivado debates públicos e mudanças importantes no modo como as organizações abordam o tema. Além disso, o Janeiro Branco segue sendo necessário: ele abre o calendário do ano lembrando, com legitimidade, que a vida humana não pode ser organizada apenas por metas econômicas, enquanto as pessoas adoecem por dentro.

“Precisamos tratar a saúde mental como prioridade civilizatória, não como pauta periférica. Com ações simples, mas consistentes, as empresas podem transformar o ambiente corporativo em um espaço de apoio, prevenção e crescimento. A saúde mental deve ser vista como um investimento contínuo, que beneficia não apenas os colaboradores, mas também os resultados organizacionais. Vale lembrar que a NR-01 foi recentemente atualizada e agora exige que as empresas identifiquem e controlem fatores como estresse, burnout e assédio, além dos riscos físicos tradicionais, com implementação gradual e guias de orientação, o que impacta também na rotina dos profissionais de RH, Psicologia, Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho, que atuam diretamente nessas áreas e vão precisar de ferramentas para se adequarem”, explica.

Ainda segundo o executivo, empresas de todos os portes podem criar iniciativas práticas e acessíveis para transformar o cuidado com a saúde mental em um pilar organizacional. Somado a isso, a tecnologia, testes digitais e materiais didáticos e científicos podem ser importantes aliadas dos gestores neste processo.

Confira abaixo cinco ações simples que podem auxiliar as empresas e profissionais da área na promoção do bem-estar dos colaboradores durante o ano todo.

1 – Diálogo aberto: promova campanhas internacionais para conscientizar os colaboradores sobre a importância de falar sobre saúde mental. Disponibilize espaços seguros onde as pessoas possam se sentir acolhidas.

2 – Apoio psicológico: ofereça programas de assistência emocional, como consultas com psicólogos, linhas de apoio ou acesso a ferramentas digitais especializadas. De acordo com estudos, programas de saúde mental bem desenhados estão associados a ganhos expressivos de desempenho, redução de faltas e maior presença no trabalho – mapeamento da Yale School of Medicine mostrou aumento de até 25% na produtividade dos colaboradores que participaram de programas de apoio mental.

3 – Treinamento de lideranças: capacite gestores para identificar sinais de desgaste emocional nas equipes e promover uma liderança mais humanizada. Outra dica importante é oferecer cursos de atualização, isso dará mais suporte para os profissionais das empresas que trabalham diretamente cuidando da saúde mental dos colaboradores.

A Vetor Editora, por exemplo, oferece consultoria e treinamentos na área de Recursos Humanos, auxiliando companhias a avançarem nos cuidados com o bem-estar emocional dos profissionais, e conta com mais de 40 mil clientes, entre eles MRS Logística, Prevent Senior, Sodexo, Gerdau.

Para abril desde ano, a empresa promoverá o Summit NR-01, evento voltado para  Psicólogos, Médicos, Engenheiros, RH, Segurança do Trabalho, líderes e gestores, que buscam se aperfeiçoar e entender as mudanças da NR-01 e como elas impactam sua atuação e das empresas que desejam fortalecer a cultura de saúde mental, bem-estar e segurança psicológica.

4 – Mapeamento de clima organizacional: realize avaliações regulares para entender os fatores de risco psicossociais e implementar ações corretivas.

5 – Iniciativas de bem-estar: invista em atividades como meditação, massagem, yoga, palestras e workshops sobre gestão de emoções e resiliência. Embora a campanha seja realizada apenas no primeiro mês do ano, a mensagem do Janeiro Branco é clara: o cuidado com a saúde mental deve ser constante. “Criar um ambiente de trabalho saudável e emocionalmente seguro é um compromisso das empresas e deve se estender ao longo de todo o ano”, finaliza Ricardo.

Facebook
Twitter
LinkedIn