Além da informação, a tecnologia também pode ser aliada para não cair em golpes, assim como comprar em canais oficiais e evitar compartilhar as entradas nas redes sociais
A fraude de ingressos tem se tornado cada vez mais comum, principalmente em períodos de grandes festivais e shows de artistas renomados. Os golpistas se aproveitam da alta demanda e da empolgação dos fãs para falsificarem ou criarem ingressos inválidos. Por isso é necessário que os compradores estejam cientes das táticas mais comuns e saibam como se proteger.
Pensando nisso, o Diretor de Operações da Eventim no Brasil, Marcelo Dezem, destaca 4 dicas para evitar golpes e fraudes na aquisição de ingressos. Confira:
1 – Utilize a tecnologia a seu favor
Prefira sempre adquirir o ingresso por meio de um aplicativo que tenha algum desses dispositivos: blockchain, verificação por QR Code, NFT (tokens não fungíveis) e identificação biométrica. “Essas novas soluções propõem mais segurança e autenticidade, evitando duplicação e falsificação. Além disso, elas são verificadas em tempo real na entrada do evento”, explica Dezem.
É o caso do Eventim Pass, aplicativo da Eventim disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Com ele é possível gerenciar os bilhetes de forma prática e segura por meio de QR Code. “Sabemos que os fãs esperam ansiosamente pela vinda de seus ídolos ao Brasil, por isso, queremos que essa experiência seja perfeita e com o máximo de proteção aos dados e ingresso”, completa Marcelo.
2 – Compre apenas em canais oficiais
A compra de entradas em sites terceirizados é uma prática frequente, e que chama atenção principalmente em shows e espetáculos mais concorridos. Porém, essa também é uma ação suscetível a golpes. Muitas vezes, os bilhetes adquiridos são inválidos e, ao tentar contatar os canais de atendimento, os usuários não recebem respostas.
“Para evitar transtornos, é fundamental verificar a reputação do site e consultar as avaliações de outros clientes antes de realizar a compra. Veja sempre nas redes sociais da banda, cantor ou ator que se apresentará, qual o meio oficial de compra de ingressos, e se baseie por essa informação”, recomenda o diretor da Eventim.
3 – Evite transferências bancárias
Ao efetuar o pagamento, é mais seguro utilizar cartões de crédito ou serviços reconhecidos, como PayPal, que oferecem a possibilidade de rastreamento e cancelamento de compras. “É muito importante evitar transferências bancárias diretas ou pagamentos via boletos de fontes suspeitas, pois, em caso de golpe, a recuperação do dinheiro pode ser bastante difícil”, reitera o executivo.
4- Não compartilhe dados do ingresso nas redes sociais
Para se proteger de fraudes ao adquirir entradas para shows e espetáculos, é fundamental evitar compartilhar informações sobre seu bilhete nas redes sociais. Publicar fotos do ticket pode facilitar a ação de golpistas que tentam replicar ou vender ingressos falsificados. “Embora possa parecer inofensivo, expor esses dados publicamente compromete sua segurança e a validade do ingresso. Mantenha suas informações em sigilo e sempre verifique a autenticidade do seu bilhete para garantir uma experiência tranquila”, finaliza Marcelo Dezem.