Parceria estratégica evita desperdício de mais de oito mil toneladas de alimento

Frutas, verduras e legumes ajudam a complementar a refeição de pessoas atendidas em mais de 400 organizações sociais

Atuando juntos no combate ao desperdício de alimentos, a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas às organizações sociais, e o Instituto GPA, responsável por planejar e executar iniciativas de impacto social apoiadas pelo GPA, um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul, já arrecadaram, atuando juntos desde 2019, mais de 8 mil toneladas de alimentos. Os itens foram doados para mais de 400 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Nossa atuação com o Instituto GPA gera impactos positivos na empresa, sociedade e meio ambiente. Olhamos para todos os pontos estratégicos, como a transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Desse modo, ajudamos na implementação da agenda ESG na temática da redução do desperdício de alimentos,, além de apoiarmos o varejista a atingir o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirma Alcione Pereira (foto em destaque), fundadora e CEO da Connecting Food.

Por meio da expertise da foodtech em inteligência de conexão e gestão de doações, o Instituto GPA potencializou, nos últimos 5 anos, o alcance e os resultados de seu já existente e pioneiro programa de doações de alimentos – a Parceria Contra o Desperdício. A Connecting Food realiza hoje a gestão da doação de excedentes das 384 lojas do grupo varejista, com um trabalho que abrange uma análise minuciosa de dados, aplicação de processos ágeis, treinamento de equipes e garantia da destinação dos alimentos ainda bons para consumo às OSCs.

“O combate ao desperdício de alimentos nas lojas do GPA é uma das principais frentes de atuação do grupo, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, desde o desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, passando pela oferta de produtos próximos ao vencimento, até a doação dos alimentos, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, do Instituto GPA. Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais e bancos de alimentos que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar em prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas”, afirma Renata Amaral, gerente do Instituto GPA.

“Sempre buscamos inovar e a ideia é levar cada vez mais soluções customizadas para os nossos clientes. Por isso, utilizamos tecnologia, estratégia logística e relações humanas para conectar esses alimentos que seriam descartados, mas ainda são bons para o consumo, às redes que fazem a sua redistribuição para organizações sociais. Acreditamos que esta seja uma das chaves para minimizar os impactos da fome no Brasil e também para o desenvolvimento sustentável de empresas que atuam com a produção, distribuição e comercialização de alimentos ou queiram contribuir de forma direta para essa causa”, finaliza Alcione.

Facebook
Twitter
LinkedIn