Do desperdício de alimentos à eficiência energética, descubra como as práticas sustentáveis estão impulsionando mudanças essenciais para um futuro mais responsável e consciente
Em meio à crescente crise climática, a sustentabilidade tornou-se um fator decisivo nas escolhas de consumo dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), 95% dos consumidores priorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Além disso, 88% adotam ativamente mais de cinco práticas sustentáveis no dia a dia, como evitar o desperdício de alimentos e reaproveitar água. Esses números refletem uma mudança profunda no comportamento do consumidor, que exige responsabilidade ambiental das marcas e que começa a reconhecer cada vez mais o seu papel na preservação do planeta.
“Temos até 2030 para implementar mudanças radicais nas emissões de gases de efeito estufa, limitando o aumento da temperatura global. De acordo com muitos especialistas, esse é o ponto de inflexão. Por isso, precisamos agir de forma coordenada e imediata para evitar danos irreversíveis, como eventos climáticos extremos, a elevação do nível do mar e a perda de biodiversidade. Infelizmente, os impactos já são visíveis. Não podemos normalizar as tragédias; é urgente adotar práticas mais sustentáveis agora”, destaca Lucas Infante (foto em destaque), CEO e cofundador da Food To Save, o app nº1 no Brasil no combate ao desperdício de alimentos.
Para ajudar a população a adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis, o executivo compartilhou algumas tendências de consumo responsável que podem ser aplicadas no dia a dia. Confira a seguir:
1. Combater o desperdício de alimentos é essencial
A ONU estima que 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão relacionadas ao desperdício de alimentos – o que equivale a mais de 3 bilhões de toneladas de gases como CO₂ e metano. Adotar práticas para evitar esse desperdício de comida é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões. A Food To Save é uma startup que usa a tecnologia e conecta consumidores a supermercados, padarias, hotéis e indústrias para salvar alimentos próximos do vencimento ou fora do padrão. As Sacolas Surpresa, que oferecem descontos de até 70%, são uma ótima maneira de contribuir para a redução do desperdício, conhecer novas marcas e economizar.
“No Brasil, temos uma cultura de desperdício. O país descarta cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano, equivalente à capacidade do estádio Maracanã, segundo o IBGE. Não podemos enfrentar a crise climática sem mudar nossa forma de consumir alimentos”, comenta o CEO da foodtech.
A Food To Save está presente em 12 capitais brasileiras e já conta com mais de 9 mil estabelecimentos cadastrados em todo o país. Para fazer parte do movimento foodsaver, basta baixar o app, disponível para Google Play e Apple Store, e aproveitar essa oportunidade de economizar e contribuir para um mundo mais sustentável.
2. Consumo consciente de energia: o futuro está em nossas mãos
A partir de 2025, o consumo de energia renovável já será mais acessível e integrado ao nosso cotidiano, tanto em residências quanto em empresas. Dispositivos inteligentes, como termostatos e eletrodomésticos de baixo consumo, vem se tornando mais comuns, permitindo maior controle e eficiência no uso de energia. A adoção de veículos elétricos também será uma tendência crescente, não só para hábitos mais sustentáveis, mas também para a economia pessoal. Além disso, o gerenciamento inteligente de energia, como sistemas solares domésticos, proporciona maior independência energética e pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
“Embora o Brasil tenha uma matriz energética limpa, com 80% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, a dependência das hidrelétricas ainda representa um risco durante períodos de seca, forçando o uso de termelétricas e afetando o consumidor. Com o aumento do consumo de energia e a falta de conscientização sobre a economia energética, precisamos avançar nas práticas de consumo consciente e nas políticas públicas para garantir um futuro mais sustentável”, afirma Infante.
3. O upcycling chegou para transformar
O upcycling é o processo de transformar materiais descartados em novos produtos com maior valor ou funcionalidade, sem a necessidade de processos industriais complexos. Ao contrário da reciclagem, que pode reduzir a qualidade do material, o upcycling visa aumentar seu valor e utilidade. O foco é eliminar resíduos, promover a circulação de produtos e regenerar o meio ambiente. Marcas de diversos setores, como a moda, já estão adotando essa prática, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade a preços mais acessíveis.
“Muitas pessoas acreditam que pequenas ações não fazem diferença, mas se cada um de nós fizer sua parte todos os dias, o impacto será gigantesco. Temos muito para fazer, mas a hora de mudar é agora, e essas tendências estão aqui para ficar”, finaliza o CEO da Food To Save.