Empreendedoras explicam como tornar seu restaurante mais sustentável

Lidiane Bastos e Mislene Lima (foto em destaque), executivas do Grupo Simão explicam que ser eco friendly é cada vez mais necessário

Ser mais sustentável é uma prática que envolve ações e escolhas que reduzem os impactos ao meio ambiente. E, cada vez mais, ser um negócio eco friendly gera frutos positivos, afinal, o mundo precisa de menos desperdício e mais conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, ser sustentável é algo importante e que depende especialmente de escolhas. “É quando, por exemplo, um restaurante opta por escolher fornecedores que praticam agricultura orgânica ou, ainda, quando ele usa acessórios eco friendly para servir e decorar”.

Ela conta que, na Europa, há um movimento cada vez maior de incentivo aos consumidores para levarem seus próprios copos. “Acontece muito em cafeterias, com o objetivo de gerar economia e sustentabilidade. Os empreendimentos daqui também poderiam aderir, incentivando os clientes por meio de descontos e selos de fidelidade!”, sugere.

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, ser sustentável é algo que começa com pequenas ações, como reduzir o desperdício alimentar. “O simples ato de oferecer porções de tamanho adequado ou promover o conceito de pedir ou colocar no prato apenas o que a pessoa vai comer já é um bom caminho”, afirma.

Optar por utensílios biodegradáveis ou recicláveis é outro ponto mencionado pelas executivas. “No Grupo Simão, temos muitos utensílios eco friendly. Por exemplo, peças feitas em bambu, canudos biodegradáveis e bandejas e petisqueiras sustentáveis feitas com materiais de fontes renováveis. Também temos copos, potes e embalagens de papel eco, além de sacos de lixo que são oxibiodegradáveis, ou seja, tem uma degradação mais rápida que os tradicionais”, explica.

Confira dicas das executivas para aplicar no dia a dia do seu restaurante e se tornar mais eco friendly:

  • Priorize ingredientes locais e sazonais para diminuir a pegada de carbono relacionada ao transporte e procure escolher fornecedores que pratiquem agricultura sustentável.
  • Implemente práticas de redução de desperdício de alimentos: Ofereça porções de tamanho adequado e faça campanhas para reduzir o desperdício. Também estabeleça parcerias para doação de alimentos.
  • Priorize embalagens e utensílios biodegradáveis ou recicláveis. Faça o mesmo com o mobiliário e a decoração.
  • Considere realizar coleta de lixo seletiva no estabelecimento. “É muito fácil começar. Basta separar as lixeiras por cores, seguindo a premissa das coletas, e trabalhar a importância disso com os colaboradores. Temos várias lixeiras coloridas no Grupo Simão”, sugere Mislene.
  • Procure economizar energia, como desligar equipamentos que não estiverem sendo usados. Faça o mesmo com a água, instalando dispositivos economizadores em torneiras e máquinas de lavar louça e conscientizando a equipe.
  • Se possível, considere o uso de fontes de energia renovável, como painéis solares.

Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Sobre o Grupo Simão:
O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.

Facebook
Twitter
LinkedIn