A iniciativa faz parte da campanha Restaura Brasil e pretende promover o plantio de 6 mil árvores iniciando ainda em 2024
Fenômenos climáticos extremos e com maior frequência têm dominado os debates de governos, empresas e sociedade civil. Mesmo observando uma redução no desmatamento da Amazônia legal de 21% (PRODES) em 2023, comparado a 2022, o Brasil enfrenta o desafio de intensificar seus esforços de restauração ambiental e conservação florestal. Pensando na importância das questões socioambientais e o impacto delas em todas as esferas da economia, assim como no setor de entretenimento, a Eventim, segunda maior empresa na venda de ingressos do mundo, promoverá o plantio de 6 mil árvores iniciando ainda em 2024. A iniciativa faz parte do Programa Restaura Brasil, da organização de conservação ambiental The Nature Conservancy (TNC) Brasil, que tem como objetivo restaurar áreas degradadas nos biomas brasileiros. A empresa é a primeira do ramo a investir neste tipo de ação.
“No ano de 2023, enfrentamos eventos climáticos extremos, como calor intenso, frio e chuvas intensas, e, neste momento, estamos vivenciando um aumento expressivo de focos de incêndio no Brasil, o que passou a ser um desafio para os gestores de eventos e entretenimento também. Reconhecemos que esses fatores são consequências da atividade humana no meio ambiente, e estamos com foco no compromisso em ações práticas relacionadas à agenda ESG e sustentabilidade. Pensando como player importante do segmento, precisamos agir em prol da causa. Desde o ano passado, estamos trabalhando nessa ação em parceria com a TNC, organização que atua em várias frentes de reflorestamento”, afirma Jorge Reis (foto em destaque), CEO da Eventim.
O Restaura Brasil mobiliza pessoas e organizações em um movimento coletivo para acelerar as ações de restauração de ecossistemas e colaborar para que o país cumpra com suas metas de clima e de biodiversidade assumidas nas convenções internacionais, possibilitando a restauração de 12 milhões de hectares até 2030.
O trabalho de restauração apoiado pela Eventim será realizado na Terra Indígena Marãiwatsédé, do Povo Xavante, no Mato Grosso, por meio de implantação de sistemas agroflorestais e quintais produtivos. Para isso, será adotado um arranjo que intercala espécies agrícolas e espécies florestais nativas que, além de trazer a floresta de volta, aumenta a disponibilidade de alimentos para estes povos, como o pequi, baru, cajá, buriti, caju, milho, feijão, abóbora, mandioca, entre outros, gerando benefícios ambientais e sociais.
A TNC Brasil e seus parceiros locais da Rede de Sementes do Xingu e Operação Amazônia Nativa (OPAN) estão implantando o projeto junto com o Grupo de Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, cujas sementes irão compor as espécies plantadas. A restauração é uma das atividades definidas pelo Povo Xavante de Marãiwatsédé em seu Plano de Gestão Ambiental e Territorial (PGTA), que a TNC apoia desde 2019. O local foi invadido na década de 60, tendo cerca de 75% da sua área desmatada. Com a demarcação da terra e retirada dos ocupantes ilegais nos anos 2000, o povo Xavante retomou a gestão do lugar, definindo a restauração como uma das ações fundamentais para reconstruir seu território. A ação vai ajudar a proporcionar aos indígenas expertise em restauração e canalizar esforços para ampliar este trabalho.
“Estamos cuidadosamente desenhando o projeto, em conjunto com a comunidade local. Desta forma, buscamos encontrar a combinação ideal que traga não apenas benefícios ambientais, mas também sociais, que de fato façam sentido para as pessoas que ali vivem”, explica Rubens Benini, Líder da estratégia de florestas e restauração da TNC na América Latina.
Como parte da colaboração também foi aberto um canal no site oficial da Eventim, redirecionado para a plataforma de doação do Restaura Brasil, para que os clientes possam fazer doações espontâneas. “Nosso plano de negócios envolve unir parceiros e consumidores para executar a ação e trazer capilaridade a organizações que trabalham em prol do reflorestamento. Isso reflete a importância de ações voltadas ao meio ambiente. Acreditamos que é essencial que as empresas estejam comprometidas com a conservação ambiental, no combate às mudanças climáticas e no desenvolvimento sustentável do País”, conclui Jorge Reis.
Para o lançamento da campanha, a Kappamakki foi a primeira produtora a aderir à parceria com a Eventim, disponibilizando a venda de Ecoticket nos eventos ‘Céu – “Novela”’, com a participação dos Os Garotin e Sophie Charlotte, e João Gomes, em parceria com a Arena Jockey. As doações serão incluídas no valor do ingresso social, a fim de potencializar o projeto.