Com a parceria, pequenos empreendedores do ecossistema poderão comercializar alimentos que estão próximos do vencimento no aplicativo da foodtech
Pensando em soluções para todo ecossistema, o BEES – plataforma B2B da Ambev, se juntou à startup Food To Save, foodtech que já evitou o descarte de mais de 1400 toneladas de alimentos, para evitar o desperdício comida e ainda gerar renda extra aos pequenos empreendedores donos de bares e restaurantes. Juntas, as empresas já atingiram a marca de R$1 milhão em venda das chamadas ‘Sacolas Surpresas’ – formadas por um mix de produtos próximos da validade, mas que estão próprios para o consumo.
Ao participar do projeto, pontos de venda parceiros do BEES (bares, restaurantes e padarias), conseguem se cadastrar gratuitamente na plataforma Food To Save para comercializar os alimentos que estão perto da data de validade. Com a iniciativa, é possível dar um destino diferente aos produtos que seriam descartados e ainda fazer renda extra com a venda das sacolas surpresas.
“Atualmente estamos com a Ambev em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde já estamos atuando há bastante tempo. Temos um grande desafio para revolucionar o cenário do desperdício e reeducar uma sociedade a respeito de um tema tão relevante que requer empresas como a Ambev ao nosso lado. Estamos honrados e confiantes que, juntos, faremos a diferença”, aponta Lucas Infante, cofundador e CEO da Food To Save.
“Estamos unindo todas as pontas para gerar impacto verdadeiramente positivo para a sociedade, promovendo inclusão produtiva e crescimento compartilhado com o ecossistema. Essa parceria vem para fortalecer ainda mais a nossa jornada”, comenta Carlos Pignatari, diretor de Impacto Positivo da Ambev.
O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas, infelizmente, também é um dos países com o maior índice de desperdício. De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas por ano.