Parceria preveniu que 300 toneladas de CO2 fossem emitidos na atmosfera
O Brasil está em dois lados opostos quando o assunto é comida. De um lado, é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e, do outro, um dos países com o maior índice de desperdício de alimentos do planeta. Conforme dados do IBGE de 2023, aproximadamente 30% do que é produzido no país é jogado fora, o que equivale a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. Lutando contra esse cenário, a Food To Save, o app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos, e a rede Hortifruti Natural da Terra já salvaram mais de 122 toneladas de alimentos desde 2022.
“Estamos constantemente desenvolvendo estratégias para mitigar o desperdício em nossa operação. Com a parceria, conseguimos trazer ainda mais sustentabilidade ao negócio, impactando diretamente na cadeia de descarte e oferecendo, de uma maneira simples e inteligente, novas possibilidades de consumo e preços ainda mais acessíveis para os nossos clientes”, comenta Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.
Com essa parceria, a Food To Save vendeu mais de 122 mil “Sacolas Surpresas” que foram compradas por 55 mil clientes. Além disso, as empresas evitaram que mais de 300 toneladas de C02 fossem emitidas na atmosfera.
“A rede Hortifruti Natural da Terra está conosco há anos e continuaremos trabalhando contra o desperdício de alimentos no país. Dessa forma, conseguimos oferecer alimentos próximos da validade ou fora do ‘padrão estético’, mas que estão bons para o consumo, em um preço menor para o consumidor. Contar com o Hortifruti Natural da Terra nessa jornada é extremamente gratificante para nós”, exalta Lucas Infante (foto em destaque), CEO e cofundador da Food To Save.
Modelo de negócio
Por meio de um aplicativo, a Food To Save permite que os estabelecimentos cadastrados vendam suas Sacolas Surpresas, com alimentos para consumo imediato, que estão próximos ao vencimento ou fora do “padrão estético”. As lojas e restaurantes podem montar sacolas das categorias doce, salgada ou mista e os descontos chegam até 70% para os consumidores.
“O modelo de negócios da Food To Save traz benefícios para todas as pontas. No meio ambiente, ajudamos a evitar a emissão de CO2 com o descarte de alimentos e, para as empresas do ramo alimentício, ajudamos a reverter o prejuízo em lucro de forma simples e prática. Além disso, conectamos ainda mais os nossos parceiros, como a rede Hortifruti Natural da Terra, a uma agenda tão importante como a de sustentabilidade”, explica o CEO da Food To Save.