Na Linus, marca de lifestyle sustentável, o público faz parte de cada escolha da marca, desde novos lançamentos a preocupação com o meio ambiente
Cada vez mais os consumidores levam em conta os propósitos, empreendedores envolvidos no negócio, e relação com as marcas na hora de consumir. Para as DNVB (Marcas Nativas Digitais), a proximidade com o público passa também por saber transcender o virtual e criar conexões reais que os aproximem dos consumidores e os tornem fãs, objetivo de todas as marcas. Parece uma missão complicada, mas algumas marcas nativas digitais estão conseguindo fazê-lo com maestria. Como é o caso da Hey Nude, Pantys e Linus.
Alguns exemplos de marcas que estão crescendo e inovando no seu segmento por trazer alternativas mais sustentáveis na forma de consumo, na proximidade com o público e valores sólidos, são: Hey Nude, foodtech que desenvolve seus produtos a partir da aveia, uma alternativa para os intolerantes à lactose, e para a comunidade vegana, possui a comunidade Lab Nude, onde compartilham histórias e recebem comentários, fotos e sugestões dos lovers da marca. A Pantys, marca de calcinha absorvente que utiliza tecidos biodegradáveis, é uma alternativa para quem quer diminuir o descarte de materiais no planeta. A marca possui uma rede enorme e sabe o valor disso, por isso incentiva a independência financeira de mulheres, com uma seção no e-commerce dedicada a esse aprendizado. O que mais essas marcas têm em comum? São marcas nativas digitais, criadas com pilares bem fundamentados e com consumidores apaixonados. Assim como a Linus, marca de lifestyle sustentável criada com três pilares muito fortes: sustentabilidade, atemporalidade e conforto.
A Linus nasceu acompanhada de perto pelo seu público que, assim como a fundadora da Linus, são pessoas que se preocupam com o planeta e com a forma que consumimos, pensando em como podemos fazer para ter, cada vez mais, um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Olívia Araújo, head de branding da Linus, conta que, por lá, o consumidor é o centro e protagonista na história da marca. “Além do nosso contato muito próximo nas redes, onde estamos sempre interagindo com eles, perguntando o que eles esperam e querem da gente, a troca é sempre positiva. Um exemplo foi um dos nossos últimos lançamentos, as cores Fúcsia e Violeta, que estavam sendo muito pedidas. Aproveitamos o início da primavera do ano passado para lançar edições limitadas dessas cores, que foram um sucesso de vendas”, conta Olívia.
A marca acaba de lançar a Linus Rosé, que também está entre as cores mais pedidas pelo brand lovers. No lançamento anterior, a Fúcsia e Violeta, os consumidores que participaram ativamente na escolha da cor receberam da marca uma Linus da sua cor de preferência antes do lançamento com uma carta de agradecimento e flores que inspiraram a cor da Linus escolhida.
De acordo com Olívia Araújo, a troca com a rede ajudou a marca a desenvolver novas cores em tempo recorde e com apelo muito forte. “Ter esta conexão e proximidade com o nosso público fez com que a Linus, em menos de 6 meses, conseguisse desenvolver e lançar duas variações de uma cor muito esperada. O melhor de tudo é que estes insights vêm de forma simples e descomplicada: para definir qual seria o tom final da Linus Rosé, nós fizemos uma enquete no Instagram. Para mantermos uma produção sustentável e sem desperdícios optamos por lançamentos em quantidades limitadas”, completa Olívia. A nova cor estará disponível inicialmente somente no e-commerce e na Casa Linus em Pinheiros.
Desenvolvedora da primeira sandália de plástico vegana nacional, projetada por designers, engenheiros de material, ortopedistas e especialistas em palmilhas, a Linus tem todos seus produtos compostos por 70% de fontes renováveis, material 100% reciclável e com uma pegada de carbono de 0,364kg de CO2e por par, para os pares vendidos e comercializados em 2021. Na pandemia, quando aumentou a busca online por calçados confortáveis para serem usados em casa, as vendas no site da Linus dispararam. A marca nativa digital cresceu 700% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2020, e no último ano o crescimento foi de quase 400%. Segundo Isabela, outro motivo foi o estímulo ao consumo consciente e sustentável.
Sobre a Linus – A Linus é uma marca de lifestyle sustentável que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. O cuidado se inicia com a criação da primeira sandália de plástico vegana nacional, confortável, atemporal e versátil, projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas e reflete no planeta por meio do cuidado com o meio ambiente. A marca é carbono negativa e compensa 200% de todo o plástico que produz, possui o selo Eu Reciclo, além de ser certificada pela organização internacional de direitos dos animais PETA. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do internacional.