Empresa é pioneira no uso de tecnologia para a gestão de resíduos
A Musa tem planos ambiciosos para 2024. Após crescer 50% em 2023, a empresa, pioneira em soluções tecnológicas para gestão de resíduos, que já coletou mais de 34 mil toneladas de resíduos em suas operações, projeta acelerar o ritmo de crescimento através de novos produtos, expansão geográfica e maturação dos canais de aquisição atuais. Além disso, até dezembro, a companhia também vai aumentar em 15% o quadro de funcionários, hoje com 100 profissionais.
Desde a fundação, em 2020, a Musa tem transformado a gestão de resíduos em São Paulo, um mercado que evolui lentamente e, muitas vezes, carece de inovação, segundo o CEO da empresa, Martin Junck. ‘‘A gestão de resíduos não é acessível para a maioria das companhias, as soluções atuais têm preços elevados e os principais fornecedores desses serviços não possuem um forte DNA de inovação. Queremos transformar esse ecossistema”, explica.
Com crescimento significativo em 2023 e uma estrutura mais robusta, a empresa agora vai “pisar no acelerador”. “Focamos em organizar as operações para termos soluções com margens econômicas sustentáveis. Agora, podemos nos concentrar em produzir mais inovações para o segmento, enfrentando os desafios globais de gestão de resíduos. Queremos transformar o setor no Brasil”, completa Junck.
Impacto no mercado
Por meio de um modelo de negócio inovador, que conecta geradores de resíduos, transportadores e receptores, otimizando a recuperação de materiais e minimizando impactos ambientais, a Musa já beneficiou inúmeras empresas com soluções personalizadas que vão além da simples coleta de resíduos. Os resultados incluem redução de desperdícios e adaptação das operações às necessidades locais.
“Diferentemente do mercado tradicional, que muitas vezes apenas realiza coletas e envia faturas no final do mês, sem construir relacionamentos significativos, buscamos manter um contato próximo com nossos clientes”, explica o CEO. “Isso não só promove eficiência, responsabilidade e agilidade nas operações, mas também educa os geradores para que vejam seus resíduos de forma mais consciente, não como um problema”, reforça.
Economia, transparência e sustentabilidade
O modelo de gestão de resíduos da Musa se baseia em economia, transparência e sustentabilidade. A empresa utiliza um sistema logístico otimizado que melhora as rotas de coleta e alcança taxas de reciclagem acima da média, reduzindo custos e preços para os clientes. Além disso, o Portal Musa oferece acesso digital instantâneo a todas as documentações legais e dados de controle de resíduos, garantindo transparência e minimizando irregularidades. As coletas também são agendadas em turnos (manhã, tarde e noite), proporcionando uma operação mais previsível.
Com um mais de 34,6 mil toneladas de resíduos encaminhados para reúso, hoje, a companhia é capaz de realizar toda a gestão desses materiais em tempo real, alcançando níveis de serviço significativamente superiores aos do mercado tradicional, e essa abordagem pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio.
“Os destinos dos resíduos são cuidadosamente selecionados para minimizar os danos ambientais, sendo transportados para centros de triagem, cooperativas de reciclagem e indústria de compostagem”, observa Junck. Durante esse processo, a emissão de carbono é neutralizada, e relatórios ESG periódicos são gerados para monitoramento.
Além disso, os clientes podem acessar o selo “Lixo com Futuro”, onde toda a cadeia de envolvidos pode escanear e acompanhar os dados de impacto. “Nossos parceiros possuem documentação homologada e auditada, garantindo licenças atualizadas para suas operações”, conclui o CEO.
Sobre a Musa
Referência em soluções tecnológicas inovadoras de gestão de resíduos empresariais. Fundada em 2020, a empresa opera como uma plataforma de tecnologia B2B que conecta geradores de resíduos, transportadores e receptores, otimizando a recuperação de materiais recicláveis e promovendo a sustentabilidade. Por meio de soluções que garantem transparência e rastreabilidade aos parceiros, a Musa atua com marcas que buscam reduzir a geração de resíduos e adotar práticas ambientalmente responsáveis em suas operações, como O Boticário e Nubank.