Saiba como as estratégias de comunicação auxiliam as empresas a divulgar as práticas que envolvem questões ambientais e sociais e como isso pode se tornar algo mais rentável para as marcas
Há tempos o ESG ganhou força e hoje é um dos assuntos mais buscados dentro do universo corporativo. Trata-se de um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança capazes de guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. A verdade é que esse conceito será cada vez mais cobrado das empresas daqui para frente.
Mas como essa construção de um mundo inclusivo pode fazer diferença nos negócios? Tudo depende de como a empresa desenvolve e implementa essas práticas de negócios em busca de alinhar lucro, propósito e transparência. A comunicação é uma das portas para sinalizar essas mudanças das companhias envolvidas em ações sociais e ambientais, e que causa impacto na credibilidade e reputação de qualquer empresa, independente do seu tamanho e segmento.
Segundo dados apontados pela consultoria Robert Half, 83% dos profissionais entrevistados levam esse assunto em consideração antes de aceitar uma proposta de trabalho. Por isso, especialistas recomendam que ações de ESG devem, inclusive, começar internamente com os próprios colaboradores, já que se trata de uma cultura de inovação e de transformação social.
A importância de se comunicar
Renata Brito (foto em destaque), diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que é de extrema importância divulgar essas ações para a comunidade, esse tipo de estratégia valoriza e traz reputação à marca. Além de possibilitar com que a empresa que desenvolve estratégias de ESG seja vista com bons olhos pelo mercado, inclusive, mostre as estratégias e desafios do mercado em desenvolver ações efetivas que compreendem o ESG e saber como transmiti-las ao público.
“Vale lembrar que essa própria empresa também incentiva com que outras organizações desenvolvam estratégias pensando na sustentabilidade e transformação social, algo tão evidente e necessário nos dias atuais. O trabalho da assessoria de imprensa pode fortalecer seu nome e do seu negócio por meio de estratégias que te coloquem em lugares que te proporcionam prestígio. É muito além de propaganda. É uma credibilidade construída por meio do trabalho da assessoria de imprensa”, diz.
Brito pontua que a assessoria de imprensa auxilia em todo esse processo, como identificar aspectos que fazem parte do ESG, além permitir um melhor diálogo com o público-alvo, e zelar pela imagem dessa empresa.
Vale lembrar que o ESG hoje se faz mais do que necessário dentro das empresas e fora delas. Todos têm a responsabilidade de construir um futuro mais sustentável e resiliente. Você já parou para analisar como anda a comunicação do seu negócio com os seus clientes? E como você quer ser visto e lembrado por eles? A comunicação estratégica é um desses pilares.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação:
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias mantém a atenção voltada ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos.