Iniciativa desenvolvida pela Zaya, “Qual é a Sua Pegada?” quer dar transparência aos dados ambientais na relação entre empresas e consumidores
Atenta às tendências e melhores práticas quando o assunto é o compromisso das empresas com a sustentabilidade, a Zaya, greentech com software proprietário que calcula o impacto ambiental de empresas, anunciou o lançamento de uma iniciativa pioneira no mercado brasileiro: a página “Qual é a Sua Pegada?” permite ao consumidor solicitar informações sobre a pegada de carbono de produtos que comprou ou pretende comprar.
A iniciativa vem em um momento em que é importante mostrar o poder que empresas têm para mudar o cenário de impacto ambiental. De acordo com a companhia, o objetivo é dar ferramentas para que o consumidor cobre marcas e empresas sobre o impacto real e a pegada de carbono de seus produtos. Trata-se de uma maneira mais eficaz de trabalhar em prol da sustentabilidade.
O acesso ao site é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa interessada ou curiosa sobre os dados ambientais. Para isso, basta que o usuário compartilhe o nome do produto e marca para que a empresa possa fazer a busca. O time responsável pela iniciativa solicita os números de pegada de carbono aos fabricantes e compartilha o resultado coletado com quem os solicita. Lançada nas redes sociais da companhia no início da segunda quinzena de maio, já recebeu dezenas de solicitações dos mais diversos setores, desde camisetas de algodão e produtos cosméticos até iscas de pesca e bicicletas.
Para os consumidores, a iniciativa possibilita transparência sobre os produtos que consomem, além da formação de um repertório sólido para exercer uma cobrança mais eficaz sobre as empresas em suas práticas ambientais. Com os dados em mãos, os consumidores podem fazer escolhas de forma mais consciente e gerar menos impacto ambiental.
Para as empresas, é uma oportunidade de engajamento com o público por meio de uma mensagem contundente de preocupação e alinhamento com atividades sustentáveis. As informações prestadas aos consumidores, via abordagem pelo site, podem tangibilizar discursos de empresas que de fato colaboram para a redução da quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitidos em seus processos.
“Das fábricas às prateleiras de supermercados, cada um dos produtos que consumimos possui um impacto ambiental que deve ser analisado e compreendido para que as melhores decisões sejam tomadas no combate às mudanças climáticas”, pontua a co-fundadora da Zaya, Isabela Basso. “Nesse cenário, estimular esse tipo de transparência entre empresas e consumidores de forma clara é um passo muito importante”, explica a executiva.
Sobre a Zaya
Fundada em 2023, é uma greentech brasileira que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de produtos e operações dentro das empresa, auxiliando líderes para que realizem as tomadas de decisão mais sustentáveis em seus negócios. Por meio de um software próprio, a empresa permite que players do mercado escalem o uso de dados com uma avaliação da gestão ambiental de seus processos. Atualmente a plataforma já conta com três módulos: Inventário de Gases de Efeito Estufa, a Pegada de Carbono e a Avaliação de Ciclo de Vida.