Em um ano de operação, a startup Food to Save já evitou descarte de 500 toneladas de alimentos
Engajada na luta contra o desperdício de alimentos, a Food To Save já gerou mais de R$ 5 milhões em receita incremental aos seus 1000 estabelecimentos parceiros, incluindo restaurantes, padarias, hortifrútis e confeitarias. Entre eles, estão: Rei do Mate, Dengo Chocolates, Havanna, Dídio Pizza, Starbucks, Duckbill e os tradicionais: padaria Bella Paulista, em São Paulo e mais recentemente o Brownie do Luiz, no Rio de Janeiro.
“Os estabelecimentos estão cada vez mais empoderados na luta contra o descarte de alimentos. Os produtos descartados ainda estavam em perfeitas condições para serem consumidos. Ou seja, os empresários colocavam parte de seus investimentos no lixo”, explica Lucas Infante, CEO da Food To Save.
Inspirada em um modelo europeu de combate ao desperdício de alimentos, a Food To Save vem conquistando números expressivos em seus negócios e se consolidando cada vez mais como líder de mercado dentro do seu segmento. Desde sua fundação, em maio de 2021, já evitou o descarte de mais de 500 toneladas de alimentos na Capital Paulista, no Grande ABC, Campinas (SP) e recentemente, no Rio de Janeiro (RJ).
“Através de um modelo simples e sustentável, comercializamos o excedente de produção dos estabelecimentos parceiros, com descontos de até 70%. Esses excedentes, que são colocados em nossas sacolas, são alimentos produzidos e não vendidos e que demandam consumo imediato e itens com pequenas imperfeições, todos aptos para consumo. Além de tudo, ainda ajudamos aumentar a rentabilidade do estabelecimento, que está lucrando com um produto que seria descartado”, conta Lucas Infante.
A meta até o final do ano é ultrapassar a marca de 600 toneladas de alimentos resgatados e ampliar a operação para estados vizinhos, como Minas Gerais e Paraná. “Estamos numa onda muito positiva. Nosso crescimento vem se destacando mês a mês. O perfil de consumo mudou, percebemos que a população está cada vez mais consciente quanto ao desperdício de alimentos. O principal aprendizado tem sido a compreensão da necessidade de insistirmos no viés educacional, para que cada vez mais usuários e parceiros se engajem nessa luta conosco”, enfatiza o CEO da Food To Save.
Sobre a Food To Save – A Food To Save é uma foodtech sustentável que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados e preocupados com o consumo consciente. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos. Com mais de 500 toneladas de alimentos salvos na Grande São Paulo, no ABC, Campinas e Rio de Janeiro através do seu modelo de negócio, a empresa já mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive.