Em diversos âmbitos da sociedade, o conceito de sustentabilidade vem sendo aplicado de maneira massiva e com uma frequência cada vez maior. Um destes setores é o imobiliário, que tem prestado muito mais atenção nas condições da construção e da manutenção dos novos imóveis que chegam ao mercado.
É neste sentido que, hoje, há um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, que é utilizado em mais de 160 países e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, a obra e a operação dos imóveis, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações – o Leadership in Energy and Environmental Design, ou LEED.
Esta certificação avalia o edifício por inteiro – da concepção do projeto à etapa de obra e à fase de operação do empreendimento -, envolvendo a análise de itens como localização, infraestrutura local e acesso a transporte; espaço sustentável, focando na preservação da biodiversidade; eficiência do uso da água nos ambientes externos e internos; redução no uso de energia e emprego de fontes de energia renovável; impactos associados aos materiais de construção, da extração, transporte, manutenção e descarte; parâmetros envolvendo a qualidade do ar interno, conforto térmico, visual e acústico.
Um dos empreendimentos que têm se organizado para atender a essas normas é o Gran Paradiso Resort – que já conta com o conceito bike friendly. O imóvel, que segue o modelo multipropriedade e é inspirado no Alpes Italianos, está em vias de receber a certificação.
Entre os itens que serão adotados em suas dependências e que garantem esse reconhecimento estão os relacionados à economia de água; à economia de energia e ao uso de energia renovável; e à qualidade do ar interno.
Para Luciano Dutra, sócio do Gran Paradiso, a iniciativa representa mais um passo em direção à valorização do imóvel – e, consequentemente, à oferta de comodidade aos clientes e ao compromisso com as causas ambientais.