4 benefícios da inteligência de dados para as tomadas de decisões 

magit dados

Otimização do plano de negócio, estabelecimento de prioridades e aumento de inovação estão entre as possibilidades proporcionadas por essa ciência nas empresas

Segundo informações divulgadas recentemente pela fornecedora de soluções para armazenamento de dados, Arcserve, a segurança de informações críticas para o negócio continua a representar um desafio para as empresas. Neste estudo, 76% dos executivos entrevistados relataram a perda de conteúdos corporativos, sendo que dessa porcentagem, 45% confirmou uma baixa permanente dos dados. Do ponto de vista de Murilo Gomes, CEO da MAGIT, empresa especializada em transformação digital, essa realidade é preocupante.

 

“O quão interessante seria conseguir prever tendências do seu segmento? Ou até mesmo, identificar as preferências dos clientes, que muitas vezes nem eles mesmos sabem? Falando dessa maneira, parece mágica, mas é apenas alguns dos papéis que os dados podem exercer nas empresas quando extraídos e examinados intencionalmente”, diz o executivo que explica que esse processo é uma ciência conhecida no mercado como ‘inteligência de dados’.

 

Pensando em evidenciar a importância desse recurso para as tomadas de decisões, Gomes reuniu os principais benefícios do uso da iniciativa no dia a dia das corporações. Confira abaixo:

 

  1. Otimização do plano de negócio

Uma empresa que atua com base em evidências por meio da análise de informações é capaz de enxergar insights que irão contribuir para um direcionamento assertivo dos esforços e investimentos. “Cada escolha no gerenciamento do negócio terá um embasamento, seja por conta de uma análise de acontecimentos passados ou de probabilidades. Além disso, a ciência traz mais agilidade para as execuções, que ficam com maior clareza”, afirma o CEO.

 

  1. Estabelecimento de prioridades

Em meio a necessidade de tomar muitas decisões em um curto período de tempo no ambiente corporativo, é difícil priorizar as escolhas. “Neste caso, os dados fornecem uma visão clara das opções, além de identificar quais são as prioridades para o negócio levando em conta a estratégia da organização”, avalia Gomes.

 

  1. Aumento de inovação

Inovar é sair do lugar comum. Para dar esse passo, é necessário contar com insights. Pelo volume de conteúdo coletado de análises passadas e a habilidade de prever tendências, a inteligência de dados se torna uma grande aliada desse processo. A partir do cruzamento dessas informações, é possível criar novos produtos e serviços ou enxergar em quais pontos os processos internos podem ser aprimorados.

 

  1. Cultura de melhoria contínua

Por fim, a inteligência de dados permite que a empresa avalie os resultados de suas decisões. “Ao analisar as causas e as consequências das ações, cria-se uma cultura direcionada à melhoria contínua na qual os líderes conseguem enxergar pontos de aprimoramento em tempo real e realizar as mudanças necessárias com um menor impacto para os negócios”, finaliza.

 

Sobre a MAGIT – Com presença há 10 anos no mercado de tecnologia, a MAGIT é uma empresa especializada em transformação digital que utiliza a tecnologia como ferramenta impulsionadora de processos e resultados. Atua como parceira das organizações, ajudando-as a inovar em seus negócios, seja na gestão de projetos com squads personalizadas ou no modelo de parceria no gerenciamento de processos terceirizados. Para o desenvolvimento das propostas, conta com uma equipe multidisciplinar, qualificada e em constante atualização quanto às tecnologias e tendências do mercado.

Facebook
Twitter
LinkedIn