4 empresas que inovam e modernizam a logística no Brasil

Com expansão e investimentos em tecnologia, marcas vêm aperfeiçoando o transporte e a armazenagem nacional, fortalecendo toda a cadeia da logística do país

A logística segue em forte expansão em todo o país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as atividades de Transporte, Armazenagem e Correio registram tendências de alta em diferentes segmentos. O desempenho é reforçado por informações do Observatório Nacional de Transporte e Logística, que apontam crescimento nas cargas aéreas e ferroviárias, indicando um mercado cada vez mais diversificado.

 

O cenário positivo também é impulsionado pela modernização das operações e pelo aumento dos investimentos, que cresceram 84% nos últimos dois anos. Com tecnologia, automação e inteligência de dados, diversas empresas do setor têm transformado o transporte nacional em uma cadeia mais ágil, eficiente e competitiva. A seguir, algumas das principais empresas que vêm liderando essa transformação:

1. ROBOTREND

A Robotrend, sediada na grande Florianópolis, é uma das empresas pioneiras na inovação dentro do amplo parque tecnológico local, hoje com expressão nacional. Faz verdadeiras mudanças de paradigmas em segmentos estratégicos de mercados, envolvidos com a movimentação e armazenagem de cargas, sejam veículos, barcos, aeronaves, paletes ou containers, A Robotren é também uma das primeiras empresas do país a unir e utilizar a robótica e a inteligência artificial. A Robox, por exemplo, uma das empresas da Robotrend, instala estacionamentos para veículos utilizando robôs comandados por inteligência artificial. O condutor de um veículo ao chegar em um desses estacionamentos deixa seu carro numa cabine, retira a chave do veículo, fecha a porta e segue o seu caminho. Dali um robô guarda seu carro em no máximo 90 segundos. Ao voltar ao estacionamento, em 90 segundos no máximo também, o seu carro está numa cabine, já de frente para a acessar a rua mais próxima.

2. TRAGETTA

Especializada no transporte de cargas fracionadas, a Tragetta reúne mais de 70 anos de experiência e nasceu da união entre a Atlas e o Expresso Jundiaí. A empresa atende mais de 5.500 municípios com cerca de 3.300 veículos próprios e parceiros, com forte atuação nos setores farmacêutico, têxtil e varejista.
Destaca-se pelo uso de tecnologia avançada, incluindo rastreamento em tempo real, sensores de temperatura e umidade, câmeras embarcadas, travas eletrônicas e integração com seguradoras, garantindo mais de 98% das entregas dentro do prazo, baixa taxa de perdas e soluções personalizadas.
Ao todo, a Tragetta transporta cerca de 2 milhões de cargas por ano, distribuídas entre indústria e e-commerce. Com 48 centros de distribuição e unidades de Cross Docking espalhadas por todos os estados, a empresa planeja expandir suas operações em Manaus, Fortaleza e dobrar sua atuação no Espírito Santo em 2026.

3. NSTECH
A Nstech, por sua vez, maior empresa de software para supply chain da América Latina e entre as top 5 SaaS do Brasil, inova no segmento por meio do lançamento da Transportation Network System (TNS), nova categoria de rede logística integrada. A TNS conecta, de forma fluida e inteligente, empresas e elos da cadeia logística por meio de uma plataforma única, que reúne mais de 100 soluções.
O lançamento da TNS responde a uma trajetória de crescente complexidade e fragmentação do setor logístico. Como resultado, os custos logísticos dispararam: em 2012, representavam 11,5% do PIB brasileiro; em 2023, esse percentual chegou a 18,4%, segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS).
Com soluções que cobrem toda a jornada — da gestão de risco, carga e descarga, até abastecimento e controle de pátio — a TNS utiliza agentes de IA para simplificar processos, padronizar dados, conectar stakeholders e garantir segurança logística. Ao adotar qualquer solução do portfólio nstech, o cliente automaticamente passa a integrar a rede e a gerar valor coletivo.

4. MOTZ

A Motz  é uma transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores por todo o Brasil. Com apoio do modelo figital (digital + físico), tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento.
Com 100 mil motoristas cadastrados em sua base, a companhia está presente em mais de 150 pontos de expedições em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário. Foram mais de 740 mil viagens em 2024, registrando a média de 84 viagens a cada hora. Com logística integrada, a Motz moderniza o segmento através do uso de novas tecnologias e inteligência artificial para otimização de processos, como quitação de documentos, e acompanhamento em tempo real das cargas.

Facebook
Twitter
LinkedIn