Tecnologia torna processos de trabalho mais ágeis e padronizados, assim como reduz custos e tempo em operações manuais
O setor de serviços, um dos mais importantes para a economia, cresceu 1,1% em fevereiro deste ano no Brasil. Quando comparado ao mesmo período de 2022, o volume de serviços avançou 5,4% no país. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, para seguir crescendo, o setor precisa estar atento cada vez mais às necessidades de seus clientes, otimizando seus produtos e serviços prestados. Entre os principais desafios para isso estão a dificuldade de manter o controle de demandas em processos departamentalizados, além do uso excessivo de papéis e arquivos informais. Neste contexto, o uso da tecnologia low-code (pouco código), surge como uma importante estratégia para atender as necessidades da categoria.
De acordo com David de Freitas Neto, cofundador e Enterprise Sales Executive da Zeev, empresa referência no desenvolvimento e fornecimento de softwares com tecnologia low-code, pela sua flexibilidade, versatilidade e simplicidade, a solução permite que as empresas de serviços criem aplicativos de processos de maneira ágil e customizada, sem a necessidade de ter um especialista em programação de códigos, o que traz resultados com alto custo benefício em curto prazo.
“O low-code ganhou uma capilaridade impressionante nos últimos anos. De acordo com Gartner, o mercado das plataformas que usam essa tecnologia deve crescer 25% neste ano e aproximadamente 65% dos softwares e aplicativos serão desenvolvidos por meio dessa tecnologia até 2025. Isso porque, devido a sua eficiência e simplicidade, este tipo de solução consegue rapidamente resolver algumas das principais dores de diferentes setores. No caso do setor de serviços não é diferente, e a aplicação desta ferramenta tem contribuído diretamente para transformar e evoluir os negócios. Como exemplo de automatização de processos low-code, a empresa FIDI, especializada em soluções de diagnóstico por imagem, automatizou 28 processos em apenas 60 dias”, aponta David.
O executivo separou 4 motivos para empresas do setor de serviços adotarem o low-code na gestão de seus negócios para seguir crescendo.
1. Modelagem de processos
Quando uma empresa necessita otimizar a gestão por meio da automatização dos fluxos de trabalho, a modelagem de processos se torna fundamental. A técnica visa fornecer uma visão parcial ou de ponta a ponta sobre algum processo específico, sendo uma atividade fundamental para o gerenciamento da empresa que deseja melhorar a comunicação entre departamentos, diminuir desperdícios e facilitar a automatização dessas rotinas.
Modelar processos abrange um conjunto de habilidades que permitem que as pessoas compreendam, comuniquem, meçam e gerem os componentes da estratégia dos negócios. O low-code permite que esse modelo de processo seja construído a partir de elementos gráficos, com movimentos de arrastar e soltar. Isso permite que os usuários de negócio, mesmo sem conhecimento técnico em programação, consigam criar soluções e melhorar os resultados do time de forma rápida. A partir disso, é possível começar a automatização do processo da forma mais adequada.
2. Workflows automatizados
Os aplicativos de automatização de processos ajudam a reduzir custos, economizar tempo e eliminar processos burocráticos, substituindo tarefas manuais e documentos físicos por digitais. Além disso, quando os processos de um ou mais departamentos são automatizados, o fluxo de tarefas simples até sistemas mais sofisticados se tornam mais dinâmicos e fáceis de serem executados.
Em uma empresa que atua no setor imobiliário, um dos maiores problemas que está nas operações manuais com a impressão e conferência de todos os documentos fiscais recebidos da Central de Serviços Financeiros (CSF), o que acaba gerando perda de tempo por processos muito demorados e ocorrências de atraso nos pagamentos. Por meio da implantação da automatização de processos low-code da Zeev é possível automatizar ações manuais de serviços financeiros da organização, aumentando a eficiência no processamento de documentos, com uma redução de tempo de cinco dias para um, bem como eliminar o uso de documentos em papel.
3. Gestão de processos
O gerenciamento de processos, também conhecido por BPM (na sigla em inglês, Business Process Management), visa otimizar e mapear processos de negócios em todas as suas fases – início, meio e fim. A democratização do uso da tecnologia, a partir do low-code, permite que cada vez mais empresas implementem a gestão de processos com o apoio da tecnologia.
Com aplicativos de processos low-code, é possível obter a construção de processos estruturados, proporcionando uma gestão organizada e fluxos de trabalho mais fluidos e transparentes.
Isso se torna fundamental em empresas que atuam no setor de serviços. Um dos maiores desafios para um hospital, por exemplo, é o processo de compras, que envolve diversas entidades e departamentos, passando por áreas de compras, pesquisa de mercado, bem como orçamento, financeiro, entre outros. Esses processos, na maioria dos casos, são realizados de forma manual, o que demanda tempo, recursos em pessoas e papel.
Com a utilização do low-code para automatização dos processos de compras no setor de saúde ou outros tipos de serviço, é possível sistematizar e padronizar os estágios envolvidos no processos de compra, reduzir o tempo de execução, agilizar o trabalho e obter maior produtividade, além de permitir pesquisa e rastreamento de informações e documentos dos processos que estão em andamento. Desse modo, gera maior economia em custos de estocagem e logística de documentos físicos relacionados aos processos, o que reduz e elimina o uso de papel, e contribui para a sustentabilidade e o meio ambiente.
4. Experiência do cliente
Com a constante aceleração digital e o surgimento de novas tecnologias, é preciso que as empresas estejam atentas e acompanhem essas transformações, o que faz com que fique ainda mais difícil se diferenciar da concorrência. No entanto, para conseguir atrair clientes fiéis, o low-code pode contribuir para o fornecimento de novas experiências digitais atrativas. A entrega de produtos de qualidade aumenta o nível de satisfação dos clientes com a empresa, o que impulsiona as vendas e gera fidelidade do cliente.
Para empresas que fornecem serviços como devolução de produtos, estorno de pagamentos, solicitações de agendamento de visitas, consultas, vistorias, entre outros, o low-code acaba sendo um aliado essencial para otimizar cada vez mais a experiência do cliente com a empresa.