As datas mais importantes para o comércio como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados já estão por aí. Em novembro de 2020 os 70 principais apps de e-commerce do Brasil receberam 45 milhões de instalações e as vendas dentro de apps tiveram aumento de 72% no país durante a Black Friday (dados AppsFlyer), portanto os aplicativos brasileiros estão navegando em território amigável. Ainda dá tempo de apps de marcas e e-commerce aproveitarem a nova enxurrada e se prepararem para aumentar ainda mais o resultado de vendas em 2021.A Rocket Lab, adtech com experiência no ecossistema mobile levantou 6 dicas fundamentais para que os profissionais de marketing consigam melhorar as vendas in app, atrair novos usuários e fidelizem os consumidores já existentes.
- Cupons de desconto
Os aplicativos podem usar datas comerciais importantes para recompensar os usuários atuais com ofertas exclusivas. Esta é uma opção útil e simples que consiste em criar um cupom de desconto que se relacione visualmente com o evento e a marca, com o objetivo de aumentar as vendas e atrair novos compradores. Usuários já perceberam que via aplicativo as vantagens são maiores.
- Notificações push
Ao lançar cupons ou descontos, são altamente recomendadas as notificações push para que os usuários vejam. As notificações podem impulsionar o crescimento e aumentar o engajamento em até 88 % de acordo com o Adjust (plataforma de monitoramento de App). Isso mantém a marca presente com os usuários e também trabalham para incentivar a ação, neste caso uma compra, dando-lhes um pequeno lembrete para comprar um presente para seu ente querido, por exemplo.
- Qualidade na experiência mobile
Em 2020, aplicativos de todas as verticais tiveram gigantesco crescimento em uso, com o impacto da Covid-19 nas vendas on-line. Aplicativos de e-commerce registraram 80% de aumento nos downloads somente entre março e maio do ano passado, para depois explodirem na Black Friday (AppsFlyer). Então prepare seu negócio para que seja o mais mobile friendly possível, pois dependerá disso para melhorar e aumentar suas vendas, uma vez que o consumidor busca um processo de compra fácil e rápido.
- Co-marketing
A utilização desta estratégia consiste na união de duas marcas ou empresas para promover conjuntamente uma oferta com o objetivo de obter maiores benefícios por um custo mínimo. Para ser eficiente, deve-se levar em consideração a função do aplicativo, de forma a encontrar o parceiro ideal e assim poder criar novas formas de colaboração para a promoção de novas marcas ou produtos. Por exemplo, no Dia das Mães, uma promoção para compra de joias e receber um delicioso bolo em casa. Ou no Dia dos Namorados, uma promoção para assinar streaming, e receber um jantar romântico em casa.
- Concentre as campanhas em omnishoppers
Quando falamos em omnishopping, referimo-nos às pessoas que navegam, consultam e compram em diferentes dispositivos e canais. Quando uma estratégia é direcionada a esses consumidores, é possível agregar valor a uma boa campanha de retargeting estratégico. Ou seja, nas múltiplas buscas que o consumidor faz, os resultados retornam aos consumidores para a aplicação desejada. Para que essa abordagem funcione, o aplicativo deve ter termos-chave da campanha, palavras que se referem aos produtos. Isso beneficiará a marca, pois as pesquisas no aplicativo por produtos aumentam nas semanas que antecedem as datas comerciais, por exemplo. Tendo isso planejado e tendo esses termos-chave em vigor, os profissionais de marketing devem posicionar seus produtos no lugar certo na hora certa.
- Redes sociais sim, mas e-mail marketing também
O email marketing é uma grande oportunidade de atingir o maior número possível de utilizadores, aumentar as vendas in app e informá-los das ofertas e campanhas. Esse tipo de marketing é essencial para aumentar as taxas de retenção: 80% das pequenas e médias empresas dependem do marketing por email para campanhas de retenção e 81% os usam para aquisição de usuários.A personalização, tanto na mensagem quanto no call to action, são essenciais para o sucesso desse tipo de campanha.
“Dadas as restrições que são mantidas no Brasil e no mundo com a pandemia, o consumidor continuará em 2021 com o hábito de compra online, e em datas comemorativas, por exemplo. “, diz Juan Echavarria Coll, CEO da Rocket Lab, uma plataforma que ajuda as empresas a cumprir planos ambiciosos de crescimento de aplicativos. Sua poderosa tecnologia aliada a uma equipe multidisciplinar com experiência no ecossistema mobile e no mercado local, amplia a quantidade e qualidade de usuários de aplicativos, bem como as conversões in-app. A plataforma Rocket Lab permite campanhas publicitárias nas maiores e mais confiáveis redes publicitárias em display, vídeo, nativo e outros formatos; enquanto no Design Lab você pode criar novos anúncios de acordo com os padrões anteriores das campanhas. A Rocket Lab tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e México, onde atende à Apps em toda a região. Para saber mais acesse www.rocketlab.ai.