É comum que motoristas mulheres de aplicativos de mobilidade tenham certa apreensão de transportar homens e os motivos são os mais diversos. Os aplicativos dedicados exclusivamente ao público feminino surgem como uma alternativa segura e até mais lucrativa para as mulheres que desejam trabalhar nesse segmento. Que mulher não se sente mais aliviada quando a motorista é outra mulher e vice-versa?”
As plataformas de mobilidade exclusiva para o público feminino reforçam a independência da mulher e geram um impacto positivo na sua jornada. Por isso, a Venuxx lista 6 razões para as motoristas optarem por apps exclusivos.
1. Segurança
Um dos principais motivos que inibe a mulher de trabalhar na área de mobilidade urbana é a falta de segurança dos aplicativos, sendo inúmeros os relatos de assédio e assalto nesse meio. Os apps exclusivos para o público feminino contam com recursos de segurança que atenuam esses problemas e trazem mais mulheres para o volante.
A Venuxx, por exemplo, conta com uma ferramenta de reconhecimento facial, entre as melhores do mundo, combinado com CPF, que identifica a passageira e confirma o seu gênero, garantindo maior segurança. É a primeira empresa do segmento a levar essa função para passageiras, maximizando a segurança das motoristas da sua plataforma. Essa medida assegura também o bloqueio de possíveis cadastros feitos por homens.
2. Sororidade
Com passageiros homens, as motoristas tendem a se sentir menos confortáveis. Mas com passageiras mulheres, a tendência é de que elas conversem e até façam amizade. O sentimento de sororidade entre mulheres gera atração, indicação do aplicativo e muda a relação da motorista com a passageira. Há diversos relatos de motoristas sobre passageiras que preferem sentar no banco da frente para conversar porque se sentem mais confortáveis.
3. Lucratividade
No Brasil, os principais aplicativos de mobilidade cobram taxas relativamente altas de seus motoristas – algo em torno de 15% a 30% da corrida. No entanto, para o motorista homem que costuma trabalhar o dia todo, esse modelo pode ser vantajoso. Já para uma mulher, que normalmente tem uma jornada diferente e acaba ficando menos horas no volante, é melhor ganhar mais por viagem. Pensando nisso, a Venuxx fixou a sua taxa em R$1,00 por corrida. A empresa adota esse modelo de negócios com o objetivo de fortalecer a mulher no mercado de trabalho, na economia e gerar mais oportunidades.
4. Plataforma voltada a jornada da mulher
A mobilidade da mulher é completamente diferente da do homem. A mulher trabalha, precisa resolver assuntos familiares, leva filhos para a escola, ao médico, compra coisas, entre outras atividades. A Venuxx entende a singularidade do dia a dia de uma mulher e, por isso, pretende expandir a sua atuação com o Venuxx Express, serviço de entrega de marcas que tenham um DNA feminino. A ideia é deixar de ser apenas um app de mobilidade e passar a oferecer serviços que otimizam a jornada da mulher.
5. Capacitação das motoristas
Investir na capacitação das motoristas é fundamental para manter a qualidade do serviço e incentiva-las. Por isso, a Venuxx disponibiliza conteúdos sobre o mercado de mobilidade, universo feminino, usabilidade do aplicativo, canais de contato, atendimento e demais dicas para orientá-las em relação a diversas questões.
6. Atendimento próximo
Hoje a maioria dos aplicativos mistos, por trabalharem com a grande massa, acabam não dando a devida atenção e tendo uma proximidade com as suas parceiras, diferentemente de um aplicativo que foi idealizado para mulheres. Para garantir a qualidade do atendimento as parceiras motoristas, a Venuxx aposta em um atendimento humanizado, próximo e unificado.
Sobre a Venuxx
A Venuxx é uma plataforma digital que nasceu em 2016 e após participar de processos de aceleração recebeu aporte da Bossa Nova Investimentos. Tem como proposta conectar exclusivamente mulheres (passageiras e motoristas), sendo uma alternativa para que elas exerçam o seu direito de ir e vir com segurança ou para que tenham sua independência financeira. Presente em capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e agora São Paulo, a empresa pretende criar um ecossistema único com serviços, produtos e outras necessidades das mulheres. A Venuxx acredita que a mobilidade urbana é o ponto de partida para impactar positivamente o público feminino e se baseia em três pilares: social, econômico e ambiental. Só em 2018, foram reduzidas mais de 07 toneladas de CO2 no ecossistema – número que deve aumentar cerca de 10 vezes nos próximos dois anos.