Bem longe da crise, o setor de tecnologia experimentará grande expansão no mundo todo. Conheça as oito apostas da PSafe – empresa brasileira que visa trazer segurança e confiança ao ambiente digital – para 2015:
1) Novos smartphones
Seja por dor (pesquisa diz que 41% dos brasileiros choram ao perder smartphone) ou prazer, luxo e ostentação (vem muito ouro e pedras preciosas por aí), muita gente vai comprar um lançamento este ano, além de empurrar pa$$ar o aparelho velho mais modesto para frente (voluntariamente ou não. É, meu amigo, não está fácil para ninguém). E a indústria tech passará a largo pela crise, com 2015 batendo novos recordes de vendas de smartphones (16%) e velhas promessas se confirmando, como a automação e outros gadgets inteligentes. Agora, vai pra rua, que os novos aparelhos estão chegando às lojas a partir deste mês, e aquele celular de câmera de 8 MP já está obsoleto para as suas poses no Instagram.
2) Smartwatches vão pegar
A grande aposta da indústria tech é tomar o seu pulso para saber além dos seus gostos e hábitos, querem também monitorar o que acontece no seu corpo. Como grandes aliados da saúde, os vestíveis finalmente vão emplacar, passar os tablets na lista de Natal no fim do ano e serão os presentes mais desejados de 2015. Puxados pela grande diversificação de relógios inteligentes Android e oesperado Apple Watch, virarão febre, ganharão muitos pulsos e se tornarão comuns até o fim de 2016. Aqui no Brasil, nossa aposta é para a virada de ano.
3) Aplicativos que vão bombar
Entre muitas tendências tecnológicas estão os aplicativos, serviços que chegam às suas mãos na tela do celular. Mesmo que desenvolvidos em anos anteriores, 2015 é o ano para APPs como Meerkat (destaque do SXSW), idealizado para permitir a transmissão ao vivo de dados via celular, e o Dubsmash, aplicativo de dublagens para deixar seus vídeos muito mais divertidos para bombar nas redes sociais. Além da grande gama de complementos que ganhará o APP do Facebook, para seguir a rede social de mais sucesso mundial.
Dica internacional: Na fila dos aplicativos mais desejados para 2015, oSeatGeek, que acaba de receber nova rodada de investimentos nos Estados Unidos. O APP é uma plataforma para comercialização de entradas para shows e eventos. Com mais de 3 milhões de downloads, o APP promete ajudar você a encontrar ingressos para eventos esportivos, concertos, shows da Broadway, discotecas e uma variedade de lugares. É restrito aos limites americanos, mas não pode faltar no seu celular se tem viagem programada aos States para este ano.
4) Pagamento via celular
A carteira pode estar com os dias contados, isso porque diversas empresas trabalham para permitir transações financeiras via smartphone. O APP sucesso entre o público jovem, Snapchat, anunciou o SnapCash, ferramenta para aquela mesadinha de pai para filho, mas as transações financeiras via celular não param por aqui e Whatsapp, Facebook, Google e Apple já entraram na fila e prometem melhorar seus serviços de remessa de dinheiro. Um dia, carteira no bolso vai ser mais ultrapassado que pochete.
5) Ligações gratuitas
Não só de VoIP vive este setor. Além dos conhecidos Viber, Skype, Hangouts eWhatsapp, APPs que realizam chamadas telefônicas gratuitas por VoIP, outras tecnologias deverão chegar ao mercado e fazer despencar os custos com chamadas telefônicas no mundo inteiro. Mesmo que o consumo de dados represente custos, utilizar wi-fi para fazer chamadas é coisa do presente e cada vez mais utilizado por quem tem um smartphone. E o Google já anuncia os próximos passos do que está por vir, chamadas no exterior baratas ou gratuitas ou o fim do roaming internacional. As operadoras de telefonia estão com os dias contados? Sim, com certeza ou seguro?
6) Selfie drone
“Que cachorro, eu não sou cachorro não”. Piadas à parte, o seu cãozinho também pode estar começando a perder o status de seu melhor amigo, e isso não é propaganda de drones por telemarketing. O seu grande companheiro agora vem dos ares e será seu super-herói para cliques e vídeos espetaculares nas redes sociais. Fotos com temporizadores e pau de selfies serão coisas do passado. Os selfie drones irão se popularizar e seu brinquedinho eletrônico seguirá você atrás dos melhores ângulos. É jogar para o alto e fazer a pose.
7) Publicidade personalizada na TV
Está chegando o dia em que você verá propagandas segmentadas na TV especialmente para você, nada de recortes de público dentro da audiência de um programa. E é claro tem os dedos do Google nisso. A experiência será feita nos Estados Unidos e utilizará informações do Google Fiber, serviço de TV por assinatura do Google, para descobrir o que você assiste e onde você está para distribuição de anúncios de acordo com seus gostos e localização. Com isso, a propaganda na TV será cada vez mais parecida com a forma como nos deparamos com anúncios na internet. E a sua privacidade, vai cada vez mais pelo ralo, mas é por uma boa razão, ou não?
8) Despertar de segurança
Todo este receio de exposição faz sentido. E ele estará cada vez mais presente com a crescente automação das coisas. A vigilância permitida por meio da conexão fará finalmente despertar a necessidade de privacidade e proteção nos usuários online. E cuidados antes restritos ao desktop, tomarão a vida digital das pessoas, que buscarão proteção, privacidade e segurança em qualquer device que utilizem, mas sem abrir mão de desempenho e performance. Não por acaso, a gente espera sair de 35 milhões de downloads para mais de 50 milhões, e isso apenas no Brasil.