Audácia para empreender e crescer

De cada roupa que se veste no Brasil, pelo menos 70% passa por um software ou máquina da Audaces. A empresa pretende investir R$ 1 bilhão até 2030

 

No dia a dia do brasileiro, para ir trabalhar, para ir à praia ou numa festa de gala, pelo menos 70% de cada peça de roupa que veste passa por um software ou uma máquina da Audaces. Esse é o nome da empresa líder em soluções digitais e equipamento para a indústria da moda no Brasil e em toda a América Latina O nome dessa empresa também poderia ser simplesmente Audácia.
Foi com muita audácia que dois jovens – Cláudio Grando e Ricardo Costa – ainda no último semestre na sala de aula da Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1992, começaram a empreender.
De início criaram softwares e equipamentos de cortar lâminas de madeira para facilitar e dar maior eficiência a forte indústria moveleira de Santa Catarina.
Logo perceberam que esse mesmo trabalho poderia ser feito também para a indústria têxtil e da moda. Se era possível cortar e fazer moldes com madeira, também seria possível cortar e fazer moldes para a indústria têxtil e da moda.
Assim começaram a produzir softwares e equipamentos para produzir diferentes peças de roupas.
Para medir a audácia da empresa, basta dizer que hoje a Audaces é uma multinacional, com mais de 20 mil clientes (indústrias e profissionais) e atuação em mais de 100 países. Com sede em Florianópolis, fábricas em Palhoça (SC) e em Trento, na Itália, a Audaces estabeleceu investir R$ 1 bilhão até 2030 para expandir a empresa para todos os continentes.

NOVA SEDE

Instalada em nova sede desde o início de agosto deste ano, esse novo espaço faz parte do plano de expansão da fashiontech até 2030, que prevê dobrar o seu faturamento ano a ano e atingir 70% de market share global em soluções tecnológicas para a indústria da moda e têxtil.
Claudio Grando e Ricardo Costa contam um pouco da trajetória deles de mais de três décadas. “Desde o início fomos movidos por desafios e a cada dia nos vigoramos pelas pequenas e grandes conquistas”, disse Grando. Para ele, a decisão de criar uma empresa junto com o seu parceiro, de juntar pessoas boas, não foi só deles. “Creio que teve algo maior, fora de nós, que nos deu força de começar e criar uma trajetória empresarial vitoriosa”.
Ricardo Costa, por sua vez, reforça a importância das pessoas, que desde o início participaram da criação e crescimento da Audaces. “Nós chamamos na empresa, um para o outro, de audaciosas e audaciosos. Todos nós, juntos, quem passou e está até hoje, que constrói essa empresa, hoje com projeção mundial”, afirmou.

HUB DE TECNOLOGIA
Com 1.798,80 m² de área construída e investimento total de mais de R$ 10 milhões, a nova sede da empresa foi projetada para operar como um hub de tecnologia e inovação, que conecte toda a cadeia produtiva da moda, unindo  designers, acadêmicos, marcas e profissionais do segmento.  A nova sede conta com um estúdio para experimentação de processos em tempo real e um ambiente voltado para a inovação aberta e a integração de startups, universidades, franqueados e distribuidores.
“Nossa nova sede representa um marco para a Audaces e para o ecossistema de moda e tecnologia. Criamos um ambiente que vai além do tradicional espaço corporativo, fomentando a criatividade, a colaboração e a busca por soluções inovadoras. Queremos que este local se torne um ponto de encontro para aqueles que desejam transformar a indústria da moda”, afirma Matheus Fagundes, CEO da Audaces nas Américas.
Além de inovador e colaborativo, o empreendimento representa um passo essencial na estratégia de crescimento da fashiontech, revela o CEO. O espaço foi planejado para apoiar a expansão internacional da empresa, permitindo uma integração mais próxima com mercados globais e acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras.

PROJEÇÃO GLOBAL
Hoje, a Audaces atua em diferentes perfis de indústria na Europa e na Ásia. No ano passado, a empresa adquiriu a Sizebay, o maior provador de roupas virtual do mundo, consolidando mais uma etapa deste movimento de expansão e fortalecendo parcerias estratégicas com marcas conceituadas no universo da moda, como Osklen, Lojas Renner, PatBo, Live!, Grupo Soma, Grupo Marisol, La Moda, entre outros.. Além disso, a fashiontech tem aprimorado suas soluções para toda a cadeia produtiva, com o Audaces360, um ecossistema que reúne o Audaces Isa, Audaces FashionStudio, Audaces Sofia, Audaces Idea, Audaces Digi
flash, Audaces Moldes e Audaces Encaixe, cobrindo todo o processo criativo e produtivo.
Com a nova sede, a multinacional se posiciona de vez como um hub, visando a atração de novos talentos e parceiros para acelerar a digitalização da moda no Brasil, que ainda é predominantemente analógica. “A Audaces acredita que a inovação só acontece quando há colaboração entre diferentes atores. Na prática, isso se traduz no fortalecimento de parcerias estratégicas. Para isso, pretendemos conectar esses diferentes players por meio de eventos, programas de aceleração, conteúdos educacionais e parcerias de co-desenvolvimento, criando um ambiente propício para a inovação aberta e colaborativa dentro da moda”, destaca Matheus.
Entre os projetos já previstos para a nova sede estão ciclos de aceleração de startups, eventos com especialistas e programas de co-desenvolvimento com franqueados e distribuidores. O local terá capacidade para abrigar até 176 profissionais em atividades fixas e temporárias, incluindo áreas de pesquisa e desenvolvimento, design de soluções, atendimento técnico e inovação aberta.

 

GLAUDIO GRANDO
Cidade natal: São José do Cedo (SC)
Idade: 55 anos
Formação: Ciência da Computação (UFSC) e sócio fundador da Audaces
Cargo atual: Presidente do Conselho de Administração da Audades

RICARDO COSTA
Cidade natal: Florianópolis (SC)
Idade: 54 anos
Formação: Ciência da Computação (UFSC) e sócio fundador da Audaces
Cargo Atual: CTO (Chief Technology Officer)

MATHEUS FAGUNDES
Cidade natal: Joinville
Idade: 41 anos
Formação: Administração, Comércio Exterior e Pós Graduação em Gestão empresarial
Cargo atual: CEO da Audaces

 

O TAMANHO DA AUDACES

 + de 100 países em atuação
 + de 40 mil profissionais da moda no mundo usam suas soluções
 R$ 1 bilhão serão investidos na empresa até 2030

 

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