CEOs apontam como a inteligência artificial impactará os negócios nos próximos anos

Tecnologia, que chegou para redefinir o mercado, já é aceita em 92% de organizações globais

inteligência artificial se tornou realidade nos negócios, transformando a maneira como as organizações estão realizando seus processos. De acordo com dados da Gartner, em pesquisa realizada com 3,1 mil líderes de organizações em todo o mundo, 92% indicaram que já estão explorando o uso da IA Generativa, o que indica o quanto a tecnologia está se tornando um pilar essencial nas estratégias empresariais. O impacto da IA será cada vez mais profundo, reestruturando operações, aprimorando a tomada de decisões de líderes e impulsionando a competitividade no mercado global.

Diante desse cenário, CEOs de diversos setores focados em tecnologia destacam como a tecnologia impactará os negócios nos próximos anos. Confira a seguir!

Bem-estar e saúde no trabalho
“A inteligência artificial traz um novo sentido à conexão entre empresas e seus colaboradores ao permitir a adoção de soluções que visam a melhora do bem-estar corporativo e aumento da produtividade. Com a capacidade de analisar dados comportamentais e emocionais em tempo real, essas tecnologias ajudam as equipes de RH a identificar sinais precoces de estresse, burnout e outros desafios cotidianos, possibilitando intervenções rápidas e eficazes, criando um ambiente favorável ao crescimento individual e organizacional”, comenta Rogério Cunha (foto em destaque), cofundador da Mandu, primeira friendtech brasileira que atua, através de IA generativa, como um ombro amigo virtual de pessoas que estão passando por algum momento de fragilidade.

Prevenção e segurança 
“A inteligência artificial generativa é uma ferramenta poderosa no combate a fraudes, pois sua habilidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real permite identificar padrões anômalos com muito mais precisão. Além disso, aliada às técnicas de machine learning e deep learning, a tecnologia também permite antecipar possíveis ameaças, uma vez que aprende e se adapta constantemente. Assim, enfrenta táticas cada vez mais sofisticadas empregadas por fraudadores, oferecendo uma defesa proativa e cada vez mais inteligente contra ameaças emergentes”, aponta Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada em aplicações de inteligência artificial.

Otimização de processos e aumento da eficiência operacional 
“A adoção da Inteligência Artificial (IA) pode transformar profundamente as áreas de negócios das empresas, otimizando processos e aumentando a eficiência operacional. Com a IA, é possível automatizar tarefas manuais, permitindo que as equipes se concentrem em inovação e estratégias de crescimento. Além disso, a personalização da experiência do usuário por meio da IA não apenas eleva a satisfação do cliente, mas reduz o custo com atendimento. Outra aplicabilidade seria a de análise de grandes volumes de dados, a IA fornece insights que ajudam a prever tendências de mercado e a entender o comportamento do consumidor, garantindo mais assertividade na tomada de decisão”, afirma Edmee Moreira, cofundador e CEO do IFTL, edtech pioneira no desenvolvimento de líderes em Estratégia, Tecnologia e Inteligência Artificial.

Regulamentação e uso responsável
“A IA estará ainda mais integrada aos negócios, promovendo avanços significativos, mas também levantando desafios críticos. Do ponto de vista da inovação, acelerará processos de automação, permitindo uma eficiência operacional sem precedentes. No entanto, é crucial adotar uma visão crítica quanto à sua inclusão e regulação, pois há o risco de aprofundar desigualdades se sua implementação não for acompanhada por políticas inclusivas. Governos e instituições serão pressionados a criar marcos legais que garantam o uso responsável da tecnologia, protegendo os direitos humanos e assegurando a transparência nas decisões automatizadas” compartilha Carine Roos, fundadora e CEO da Newa, consultoria de impacto social.

Automação eficiente 
“A inteligência artificial traz benefícios significativos para a área de publicidade, pois permite a automação eficiente de tarefas operacionais nas agências, o que libera tempo para focar em atividades mais estratégicas e criativas. E essa tecnologia também enriquece o processo criativo do início ao fim, ajudando na concretização de ideias inovadoras. Para o ecossistema de agências independentes, por exemplo, essa capacidade de inovar e ser eficiente resulta em uma competitividade maior no mercado, destacando-as em um cenário onde a agilidade e a criatividade são fundamentais,” afirma Beto Sirotsky, coCEO da BPool.

Novas oportunidades
“O uso da IA Generativa em nossa plataforma tem sido primordial para entregar mais agilidade na hora da venda, munindo os vendedores das concessionárias com informações que podem ajudar na hora de convencer o cliente a realizar a compra, por exemplo. Além disso, a ferramenta nos ajuda com a realização de comparativos entre veículos em tempo real, auto-qualificação de prospects e potenciais clientes e em diversas outras aplicações”, explica Caio Nascimbeni, CEO da Syonet.

Democratização de mercados
“Estou animado com o impacto que a IA irá trazer na produtividade e no aumento da competitividade de mercado. Empresas pequenas, por exemplo, terão acesso a tecnologias para competir com as grandes companhias de igual para igual. Em outras palavras, as soluções de IA irão desencadear diversos efeitos no mercado, a começar na redução de custo para servir, bem como democratização do acesso a crédito, apoio na educação financeira — auxiliando PMEs na tomada de decisões assertivas — e todo tópico de assimetria de informação”, afirma Anderson Pereira, fundador e CEO da fintech Kapitale.

Abertura do mercado de investimentos
“A IA está provocando uma disrupção com o mercado tradicional. É inegável que a tecnologia já nos oferece inúmeras vantagens. Para o mercado de investimentos e ativos judiciais, a solução já contribui com análises precisas, gerenciamento de portfólios e gestão de riscos e ampliará ainda mais o desempenho dessas frentes ao passo de sua evolução. Vejo a IA como um facilitador na democratização do mercado de investimentos. Além disso, o acompanhamento de processos internos e jurídicos serão simplificados, reduzindo, assim, a burocracia”, analisa Eduardo Gouvêa, fundador e presidente do Conselho Deliberativo da Droom Investimentos.

Revolução da personalização em escala no marketing
“A inteligência artificial já é um divisor de águas no marketing, permitindo que as marcas ofereçam personalização em escala, ajustando cada interação às necessidades de milhões de consumidores, em tempo real. Por meio de algoritmos avançados e da análise de grandes volumes de dados, a IA prevê necessidades, automatiza processos e otimiza campanhas, elevando a satisfação do cliente e o ROI.”— afirma Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, que reconhece o potencial da IA para gerar vantagens competitivas, sem perder de vista a importância das conexões humanas.

Soluções que resolvem problemas reais
Como uma empresa que desenvolveu a própria abordagem, a ‘IA By Design’, para integrar ainda mais inovação e valor para os clientes ao desenvolver produtos digitais do zero, cada vez mais, percebemos que o uso da inteligência artificial só faz sentido se for para construir o que realmente importa: soluções que resolvem problemas reais e impactam de forma significativa o negócio. Se não atende a uma necessidade verdadeira, a IA não é a resposta. Essa é a tendência de futuro que enxergamos para o mercado em geral. A tecnologia é uma aliada para gerar saídas, projetos e soluções efetivas que, de fato, vão melhorar a vida de alguém ou de um setor”, enfatiza Mauricio Bueno, CEO da weme, estúdio de produtos digitais que acelera a transformação de grandes organizações

Otimização em escala
“Assim como a internet transformou a sociedade e continua a evoluir por meio da IoT (Internet of Things), a IA mudará a forma como realizamos tarefas rotineiras, resultando em um ganho exponencial de produtividade. Por outro lado, o consumidor está cada vez mais exigente e prezando por um atendimento customizado. A IA é a tecnologia que nos ajudará a trazer a customização em escala, desde o atendimento de suporte até publicidades específicas. Ainda no marketing, acredito em impactos no processo criativo, permitindo que os profissionais testem abordagens diferenciadas de maneira mais rápida e eficiente, além de atuar como guardiã da marca, zelando pela consistência e garantindo que os criativos respeitem os padrões”, complementa Victor Dellorto, CEO e fundador da Deskfy, plataforma de SaaS que transforma a gestão de workflow do marketing.

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