O avanço da tecnologia fez com que as redes de varejo começassem a se preocupar em como as novas ferramentas poderiam agregar e digitalizar seus negócios. Hoje, o papel do universo digital no cenário global de gestão de compras, determina, em grande parte, como os varejistas empreendem no mercado físico e como os consumidores interagem com as marcas.
“Os comerciantes no mercado brasileiro já entenderam que não há escapatória: modernizar seu modelo de negócio e acompanhar a evolução tecnológica para aprofundar a experiência de seus clientes são pré-requisitos para que a operação seja bem-sucedida”, avalia Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo e analise comportamental de consumidores no varejo físico.
Com base nisso, confira cinco tecnologias que na visão de especialistas são indispensáveis para o gerenciamento do varejo:
Big Data
No varejo físico, área que carece de inovações tecnológicas, definir um perfil e o comportamento dos consumidores não é tarefa fácil, uma vez que não há dados sendo armazenados para análise. Porém, esse cenário tende a ser revertido rapidamente, de acordo com Leonardo Dias, CDO e cofundador da Semantix, empresa especializada em Big Data. “Atualmente, empresas inovadoras estão promovendo uma revolução no varejo físico ao lançar ferramentas de captação que coletam informações diversas”, afirma.
Multicanalidade
A possibilidade de oferecer diversos canais de interação do varejo com o consumidor já não é uma opção. Se trata de uma realidade que precisa ser cada vez mais preeminente, avalia Wellington Galvão, sócio-diretor da Unitfour, empresa brasileira de fornecimento de dados para o mercado. “Como cada pessoa possui um perfil específico, é fundamental sermos multicanal. Ser capaz de atender os clientes por meio de chat, telefone, e-mail e redes sociais é um diferencial extremamente valorizado”, afirma.
Inteligência artificial
Com foco em tecnologia para o varejo e para a indústria de alimentos, bebidas, farmacêutica, entre outras, a Shelfpix fornece uma tecnologia para medição automática de execução de gôndola por reconhecimento digital de imagens. É destinada para definir o espaço de um produto nas prateleiras de supermercados e a velocidade com que é reposto, a partir do uso de inteligência artificial. Com uma rede neural própria, batizada de Yodda, a tecnologia torna a operação no ponto de venda (supermercados, lojas e farmácias) mais fácil, ágil e competitiva para a Indústria.
Controle inteligente de estoque
Ter controle em tempo real de todos os produtos em estoque em toda as unidades de uma rede varejista é fundamental para ganho de eficiência e agilidade. A fabricante de camisetas Piticas, que possui mais de 300 pontos de vendas, entre lojas e franquias, utiliza uma tecnologia avançada de RFID para realizar esse controle. A inovação ajuda o franqueado a controlar melhor seus estoques, fazer pedidos automáticos e gerir seu negócio com maior precisão e facilidade. Por meio da ferramenta, é possível descobrir informações como código, cor, tamanho, localização do item nas prateleiras, e fazer check-out automático por meio de sensores.
Pagamentos disruptivos
Além dos modelos de máquina POS e TEF, já conhecidos pelos lojistas nos meios de pagamento, as novas tecnologias, como as maquininhas para dispositivos móveis, terminais que realizam transações por aproximação (contactless) e carteiras digitais mostram-se tendências pela inovação e disponibilidade, fundamentais para a experiência do consumidor, avalia Augusto Lins, diretor da Stone, especializada em adquirência de cartões de crédito e débito. “Além disso, o e-commerce já começa a aceitar criptomoedas, como as bitcoins, portanto, é possível que em breve a novidade chegue também ao ambiente físico”, complementa.