Como a SAP pode impulsionar a Inteligência Artificial Generativa nas soluções empresariais

Com diretrizes rigorosas para garantir a segurança da tecnologia, especialista destaca práticas como Governança de Dados, Monitoramento Contínuo, Testes e Avaliação de Desempenho

SAP, software para automação e gestão de processos de negócios, junto de uma das inovações mais disruptivas da atualidade, a inteligência artificial (IAgenerativa, está transformando o setor empresarial e oferecendo novas formas de atender as necessidades de diversos setores. Com o mercado buscando cada vez mais alternativas de ponta, a Tachyonix propõe criar inúmeras soluções neste ecossistema, ajudando a resolver gargalos de grandes empresas de diversos setores.

A colaboração entre as tecnologias garante que a IA generativa seja aplicada de maneira eficaz, o que difere do desenvolvimento de software tradicional, por exemplo. A inovação, oferece sistemas capazes de interpretar grandes volumes de dados e gerar respostas em tempo real. Nesse sentido, a Tachyonix contribui no processamento avançado de dados para aprimorar os modelos utilizados pela SAP, garantindo maior precisão e adaptabilidade às necessidades empresariais.

“A tecnologia permite programar funcionalidades que envolvem a construção de sistemas inteligentes para lidar com grandes volumes de dados, aprender com eles e oferecer respostas adequadas em tempo real. Esse processo exige, além de excelência técnica, uma compreensão profunda do contexto empresarial para que a IA realmente traga valor para o negócio”, explica Marcelo Korn (foto em destaque), cofundador e CEO da Tachyonix.

De acordo com o empreendedor, as equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas seguem diretrizes rigorosas para garantir a transparência e a segurança da IA generativa. Entre as principais práticas adotadas estão:

  • Governança de Dados: Uso exclusivo de informações de alta qualidade para evitar distorções nos resultados.

  • Mitigação de Viés: Monitoramento contínuo para evitar a reprodução de preconceitos nos algoritmos.

  • Testes e Avaliação de Desempenho: Verificações rigorosas para garantir precisão e confiabilidade.

  • Monitoramento Contínuo: Acompanhamento constante para aprimorar a performance da IA.

  • Segurança e Privacidade: Proteção dos dados conforme regulamentações vigentes.

  • Explicabilidade dos Algoritmos: Transparência na geração de resultados para garantir a confiança dos usuários.

Em situações em que o uso de IA apresenta desafios específicos, a análise de dados de compensação é complexa e envolve dados estruturados (como tabelas salariais) e não estruturados (como feedback de funcionários). Para enfrentar essas dificuldades, a SAP emprega técnicas avançadas de processamento de linguagem natural (NLP) e ajusta os modelos de IA para melhor compreender e manipular dados tabulares, além de usar técnicas de prompting para garantir a precisão dos cálculos e insights.

“A compensação é um tema delicado, uma vez que a SAP dedica atenção especial à imparcialidade dos algoritmos para evitar discriminação nos processos de decisão. Isso inclui a avaliação e mitigação de vieses que possam estar presentes tanto nos dados quanto nos modelos de IA. Por isso, a transparência nesse processo é fundamental para garantir que as soluções de IA sejam justas e confiáveis”, explica Marcelo.

integração da IA generativa nas soluções empresariais da SAP é um exemplo de como a tecnologia pode transformar a maneira como as empresas operam. “Para que o potencial dessa tecnologia seja realmente desbloqueado, é necessário seguir um conjunto rigoroso de melhores práticas, que asseguram a eficácia das soluções. O uso de IA para melhorar a compensação de funcionários é um caso concreto de como as práticas adequadas de engenharia podem levar a resultados mais rápidos, precisos e justos, beneficiando tanto as empresas quanto seus colaboradores”, finaliza o CEO da Tachyonix.

Facebook
Twitter
LinkedIn