Responsáveis pelo avanço da tecnologia nas companhias, esses executivos estão criando soluções que transformam o Brasil
Com o avanço da necessidade tecnológica do mercado, a importância dos CTOs, executivos responsáveis pela transformação tecnológica, se mostra cada vez mais essencial. Para ilustrar, segundo o estudo International Business Report, 80% das empresas brasileiras em 2024, iriam direcionar mais investimentos em TI – um número consideravelmente maior do que o registrado no índice da América Latina e no índice global. Com isso, o Brasil se colocava como o segundo país com maior intenção de investimento em TI, espelhando uma tendência notável do mercado – em que a inovação é essencial para a sobrevivência e crescimento dos negócios.
Diante do protagonismo e do impacto crescente desses executivos, conheça CTOs que estão construindo a transformação digital das empresas!
Marcelo Clara, CTO da Quod
Marcelo Clara (foto em destaque) possui mais de 30 anos de experiência profissional e já liderou projetos de transformação digital em diversas empresas, atuando como diretor de TI do banco Safra, diretor de TI e Operações do Banco BV e diretor de TI Latam da CVC Corp. Ele também criou a startup openB, primeira plataforma de consolidação e análise de dados open finance do Brasil. Hoje, é CTO da Quod, datatech que desenvolve inteligência de dados para qualificar a tomada de decisões no mercado, onde ajuda a alavancar o crescimento da companhia através do uso de tecnologia e dados em escala, oferecendo serviços de alto valor agregado para a transformação e desenvolvimento do mercado brasileiro.
Rodrigo Perenha, CPTO & Founder da Kamino
Rodrigo carrega em seu histórico profissional empresas como C&A, Livelo, 99 e Mercado Livre, onde foi diretor de tecnologia, liderando equipes e estratégias do Mercado Pago Latam. Atualmente, Rodrigo é CPTO e fundador da Kamino, o software de automação e gestão financeira mais completo do Brasil com banco integrado, lidera os times de tecnologia e produto e está focado em desenvolver soluções e customizações com o objetivo de facilitar e proporcionar crescimento para médias empresas do Brasil.
Danrley Morais, CTO do IFTL
Formado em Sistemas de Informação, Danrley Morais é CTO e cofundador do IFTL, primeira e maior edtech brasileira voltada para o desenvolvimento de líderes em Estratégia, Tecnologia e IA. Iniciou sua jornada em tecnologia aos 13 anos e, aos 20 anos, começou a empreender e se tornou sócio LinkApi, onde atuou como CTO liderando o time de produto e engenharia por 4 anos e meio, até o momento em que aquisição da LinkApi foi realizada pela Semantix em uma transação que ultrapassou R$ 100 milhões. No IFTL, Morais atua como CTO liderando a estrutura educacional e tecnológica, que já impactou mais de 3 mil profissionais com foco em transformação digital e uso estratégico de Inteligência Artificial (IA). Para o executivo, o papel do CTO vem evoluindo significativamente. “Em um cenário em que a IA está revolucionando os negócios, os líderes de tecnologia precisam ser cada vez mais estratégicos. No IFTL, desenvolvemos CTOs que vão além da excelência técnica – ensinamos como gerar valor real para o negócio, como tomar decisões estratégicas e como liderar transformações significativas. Com a chegada da IA, esse papel se tornou ainda mais crítico. Por isso, focamos em formar líderes que compreendam não apenas as possibilidades técnicas da IA, mas principalmente seu impacto estratégico nos negócios. Nossa missão é desenvolver profissionais completos, que saibam equilibrar inovação tecnológica com resultados tangíveis, aproveitando todo o potencial da AI de forma responsável e alinhada aos objetivos organizacionais”, finaliza Morais.
Daniel Braz, CTO da weme
Daniel Braz é CTO da weme, estúdio de produtos digitais que acelera a transformação digital de grandes organizações, onde é o responsável por gerir as equipes de produto, cujo foco são as entregas em design de produto, delivery e growth. O CTO atua junto à liderança executiva da empresa na consolidação da weme como um estúdio de produto que une especialistas em pesquisa, design de produto e serviço, e desenvolvimento com o objetivo de promover a transformação digital.
O executivo possui ampla bagagem na liderança de equipes de engenharia e desenvolvimento em consultorias como a Accenture e a Thoughtworks, além da Nuvemshop e Senior. Daniel possui um MBA em Finanças, graduação em Administração e Matemática, e certificações em agilidade de negócios e tecnologia, e é especialista em liderança, estratégia, inovação digital, desenvolvimento de negócios, métodos e frameworks ágeis, na construção de equipes de produto e na melhoria contínua dos processos de produção de software.
Mauricio Rosa, CTO da Labsoft
Com mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, MBA em Engenharia de Software pela USP, Certificação Microsoft AI e Microsoft Developer, Mauricio atua na Labsoft, empresa líder na transformação digital e otimização de laboratórios e maior desenvolvedora de LIMS no Brasil e América Latina. Atualmente, participa do desenvolvimento tecnológico do myLIMS, software proprietário de gestão, otimização e transformação digital para laboratórios de controle de qualidade, que elimina processos manuais, aumenta a confiabilidade dos dados e garante a rastreabilidade completa de amostras e processos. Mauricio contribui ativamente para o avanço tecnológico no setor laboratorial, projetando soluções de integração, infraestrutura e qualidade para grandes empresas.
Eduardo Diederichsen, CTO da Syonet
Gestor executivo com mais de dez anos de experiência em desenvolvimento de software e liderança de equipes, Eduardo Diederichsen é formado em Ciência da Computação pela PUCRS, com MBA em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Serviços pela FGV. Eduardo lidera a área de tecnologia da Syonet e conduz projetos de Inteligência Artificial e Modernização de Arquitetura, com foco em inovação e melhoria contínua. “Na Syonet, utilizamos uma abordagem de transformação digital centrada no cliente, para que nossos parceiros possam otimizar suas operações e alcançar resultados superiores. Com o conceito de plataforma, estamos implementando inteligência artificial para transformar o modo como nossos clientes tomam decisões. Ao usar dados de forma inteligente, possibilitamos que cada concessionária tenha insights que realmente impulsionem os resultados, Nos dias de hoje, sabemos que a geração e análise de dados são essenciais para qualquer empresa. Nossa transformação digital coloca esse ativo no centro, combinando o poder dos dados com IA para que nossos clientes tomem decisões melhores, otimizem processos e obtenham resultados de alto impacto.”