Conheça empresas com soluções de Inteligência Artificial para ficar de olho em 2025

inteligência artificial empreendedor

Pesquisa indica que 75% das empresas devem incorporar Inteligência Artificial em seus negócios nos próximos cinco anos

O ano de 2025 será marcado pelo aumento do uso da inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo. O relatório ‘Future of Jobs’, do Fórum Econômico Mundial, revelou que mais de 75% das empresas devem incorporar essa tecnologia em seus negócios nos próximos cinco anos. No Brasil, o mercado de softwares de IA tem impulsionado desde Startups, Datatech, Voice IDTech, refletindo a crescente adoção dessas soluções no país.

Diante desse cenário de transformação, destacamos 6 empresas com soluções inovadoras de IA que prometem se destacar em 2025. Confira!

IARIS 
A IARIS, startup paraibana especializada em aplicações de inteligência artificial,  desenvolve produtos que auxiliam organizações a tornar seus processos mais seguros. A empresa atua com três soluções de IA: o EasyProctor, solução e monitoramento à distância de provas e exames, que já acompanhou de perto cerca de 500 mil exames, o que gerou mais de 5 milhões de alertas de possibilidade de fraudes, processos que até então eram 100% por mão-de-obra humana; o EasyInspection Vistorias, solução SaaS de auditoria veicular com o uso de Inteligência Artificial, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular; e o EasyInspection Danos e Avarias, plataforma que, com metadados de imagens, é capaz de emitir um laudo em até 5 segundos do automóvel que está sendo vistoriado.

Mangopay
A Mangopay, fornecedora de infraestrutura de pagamentos modular para plataformas, possui soluções de prevenção de fraudes digitais. Uma delas é chamada “Know Your Users – KYU™” (conheça seus usuários), que se baseia em inteligência artificial e machine learning para analisar mais de 5.500 características de impressões digitais e a biometria comportamental dos usuários em tempo real. Além disso, a prevenção de fraude é impulsionada pela IA e totalmente livre de processadores de pagamento, agindo no combate às crescentes ameaças do mundo digital. Reconhecida mundialmente, a empresa possui mais de 250 milhões de usuários finais ativos dos seus serviços e recebeu em 2024 o prêmio Fintech Breakthrough por sua solução de prevenção de fraudes e eleita uma das melhores fintechs do mundo pela Rede CNBC.

Quod
A Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisões, utiliza Machine Learning para prever tendências de comportamento de fraudes. Com soluções como o Score Rufra [Score Antifraude], a companhia é capaz de usar a inteligência artificial para  aprender padrões com base nos indícios do mercado, pontuando os riscos de fraudes. Ao aplicar inteligência e cruzamento de dados da própria datatech à Rufra – [Base de Dados Antifraude], uma das maiores bases compartilhadas de dados de fraude do país, cria-se uma classificação de risco acurada para ajudar instituições financeiras e de pagamentos a se proteger contra fraudes.

Minds Digital
Uma maneira eficaz de usar a IA para reduzir custos é combinar a tecnologia com a biometria de voz, permitindo dessa forma que os atendimentos ao cliente consigam otimizar tarefas e se concentrem em atividades de maior valor agregado. Pensando nisso, a Minds Digital, a primeira Voice IDTech do Brasil, desenvolveu o MindsID, que autentica o cliente em apenas 1 segundo após 4 segundos de fala. Em apenas 5 segundos, é possível realizar uma autenticação mais segura e rápida do que as tradicionais perguntas de segurança, resultando em uma redução de cerca de 80% no tempo de autenticação e de TMA, ajudando a minimizar as despesas dos setores de atendimento.

Hand Talk 
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 12 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2024, atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. Em 2025, foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções para pessoas surdas.

Pier 
A Pier, seguradora com o objetivo de mudar a relação dos brasileiros com seguros, utiliza Inteligência Artificial (IA) para processar 30% dos reembolsos de seguro celular em aproximadamente 1 segundo. Entre julho de 2023 e junho de 2024, cerca de 14,7 milhões de brasileiros tiveram celulares roubados ou furtados, gerando prejuízos de R$ 22,7 bilhões, segundo uma pesquisa do Datafolha. Nesse contexto, a startup busca oferecer suporte rápido e eficiente aos mais de 90 mil membros desse produto, com planos de expandir essa tecnologia para outros tipos de reembolsos nos próximos anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn