No Brasil, projeção é que as companhias privadas direcionem U$ 504 milhões para tornar seus produtos mais atrativos e funcionais
O uso da Inteligência Artificial (IA) ganhou bastante espaço recentemente. Em 2021, apenas de recursos provenientes de empresas privadas foram investidos cerca de US$ 93,5 bilhões em inteligência artificial em todo o mundo, de acordo com o relatório Artificial Intelligence Index Report 2022, elaborado anualmente pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos.
As empresas brasileiras também estão direcionando seus recursos para esse tipo de tecnologia. De acordo com estimativas da consultoria de tecnologia IDC, as companhias privadas do país devem fechar o ano com um investimento aproximado de U$ 504 milhões nessa área, um aumento de 28% em relação ao ano interior.
O empresário Frederico Stockchneider, diretor de tecnologia na InfoWorker Tecnologia e Treinamento, explica que a demanda pelo desenvolvimento de soluções que ofereçam esse tipo de recurso cresceu muito este ano. Os pedidos das empresas, segundo ele, chegam com as mais diversas finalidades, desde melhorar a experiência de compra do cliente, facilitar o fluxo de atendimento ao consumidor, automatizar processos na indústria, agropecuária e outros setores da economia.
No entanto, o diretor ressalta que esse tipo de tecnologia já está muito presente na rotina dos cidadãos, que deixaram a vida analógica no passado. “A inteligência artificial não se limita aos robôs dos serviços de atendimento, é um recurso muito mais amplo e que permite uma série de possibilidades às empresas. No dia a dia, inclusive, as pessoas já utilizam bastante a inteligência artificial e nem se dão conta”, comenta.
Stockchneider cita exemplos práticos do cotidiano, muitos deles baseados em algoritmos. É o caso dos serviços de streaming (Netflix, Prime, Spotify) que usam a inteligência artificial para recomendar os conteúdos, a partir das análises de navegação.
“O serviço de geolocalização, o famoso GPS, e o próprio Google são dois grandes exemplos da presença da inteligência artificial na vida das pessoas. Seja para se deslocar, para solicitar um aplicativo de transporte ou mesmo um delivery de comida, tudo isso é resultado dessa tecnologia”, explica o empresário.
*Frederico Stockchneider é empresário, diretor de tecnologia na InfoWorker Tecnologia e Treinamento. Graduado em Sistemas da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Responsável pela gestão e consultoria de projetos e soluções tecnológicas para diversos segmentos nas áreas pública e privada.