Empresas destacam formas de reduzir custos nas empresas com Inteligência Artificial

inteligência artificial

Minds Digital, IARIS e Loyalme apontam estratégias para usar a tecnologia de maneira eficiente

A Inteligência Artificial (IA) vem se consolidando como uma aliada poderosa na busca por eficiência e redução de custos nas empresas. Um estudo da PwC revelou que 45% das empresas já estão utilizando IA para otimizar suas operações e reduzir gastos. Com o avanço da tecnologia, as soluções baseadas na tecnologia oferecem uma gama de oportunidades para cortar despesas, desde a automação de tarefas repetitivas até a otimização de processos complexos.

A seguir 3 empresas apresentam diferentes estratégias para aproveitar ao máximo o potencial da IA e alcançar uma gestão mais enxuta e eficiente em 2025.

IA e biometria de voz no atendimento ao cliente
Uma maneira eficaz de usar a IA para reduzir custos é combinar a tecnologia com a biometria de voz, permitindo dessa forma que os atendimentos ao cliente consigam otimizar tarefas e se concentrem em atividades de maior valor agregado. Pensando nisso, a Minds Digital, a primeira Voice IDTech do Brasil, desenvolveu o MindsID, que autentica o cliente em apenas 1 segundo após 4 segundos de fala. Em apenas 5 segundos, é possível realizar uma autenticação mais segura e rápida do que as tradicionais perguntas de segurança, resultando em uma redução de cerca de 80% no tempo de autenticação e de TMA, ajudando a minimizar as despesas dos setores de atendimento.

Monitoramento e análise de provas e exames à distância
Para o setor de educação, a IA chega para potencializar e reduzir custos nas aplicações de provas e exames à distância. No Brasil, a IARIS, startup especializada em aplicações deste tipo de tecnologia, desenvolveu o EasyProctor, uma ferramenta que combina dados analisados via Inteligência Artificial com análise humana para o monitoramento de provas online com segurança. A tecnologia  já acompanhou de perto cerca de 500 mil exames, o que gerou mais de 5 milhões de alertas de possibilidade de fraudes, processos que até então eram 100% por mão-de-obra humana. Assim, a tecnologia permite que empresas não apenas economizem, mas também direcionam esforços para áreas mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional

IA Preditiva como aliada no processo de fidelização do cliente
A Inteligência Artificial Preditiva, que utiliza análise estatística para identificar padrões e antecipar comportamentos, é uma aliada estratégica na redução de custos ao proporcionar uma experiência de fidelização mais personalizada. A Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, aplica IA preditiva em suas soluções de loyalty, prevendo as necessidades e desejos dos clientes e criando benefícios únicos para a necessidade de cada empresa e público. Quando o cliente recebe benefícios que atendam às suas necessidades, como um cashback exclusivo, ele se sente mais engajado a continuar utilizando o app ou site, tornando-se uma forma eficaz e rentável de fidelizar o consumidor, além de impulsionar as estratégias empresariais.

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