Campanhas de incentivo criadas por grandes empresas para estimular vendas em seus canais de distribuição estão cada vez mais guiadas por tecnologias que geram informação em tempo real do que por métodos tradicionais, como controles manuais e planilhas.
Este novo cenário tem feito multinacionais e corporações líderes de mercado se renderem a novas soluções, como a plataforma desenvolvida pela Valuenet Incentive Solutions, que permite ao usuário ter controle total e em tempo real das campanhas de incentivo de vendas (engajamento dos participantes, mensuração e análise dos resultados e comportamento do público-alvo, por exemplo). “Com o apoio de uma base tecnológica é possível lançar um olhar mais apurado sobre o comportamento dos clientes e chegar a programas mais relevantes e, com isso, aumentar o engajamento. Cada um dos comportamentos do usuário é intermediado com tecnologia, seja via aplicativo, vídeo ou nota”, comenta Rafael Assunção, CEO da Valuenet.
Ao longo de 2016, grandes empresas como Intelbras, Oi e Positivo passaram a integrar o portfólio de clientes da Valuenet, que atua há 13 anos na gestão de relacionamento com clientes e cuja receita aumentou em 105% nos primeiros seis meses do ano.
A empresa, que possui escritórios em Florianópolis (onde está o departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), São Paulo e Rio de Janeiro, desenvolveu o Fielo, a primeira ferramenta que permite a automação de campanhas de incentivo de vendas com base em recursos inovadores como o Big Data, Loyalty 3.0 e estratégias de gamificação.
Esta tecnologia deixa de lado as planilhas de Excel que antes eram as únicas fontes de informações para a tomada de decisões. Ao adotar estratégias de relacionamento e fidelização de clientes por meio de um programa de incentivo, outro cliente da Valuenet, a Sirona – empresa que é referência mundial no desenvolvimento de soluções para o setor odontológico – registrou um aumento de R$ 10 milhões na receita no ano passado. “Além do sistema, que fornece inteligência de negócios para a melhor tomada de decisão, ainda contamos com uma camada de consultoria nos serviços, com o trabalho de especialistas na análise de dados e de estratégias. A solução é um curinga para empresas que buscam crescimento sustentável em médio prazo”, define Rafael.
A empresa também conta com o auxílio de ferramentas tecnológicas integráveis e para automação, o que possibilita outra vantagem: as campanhas de relacionamento passam a ser canais de comunicação que dão resultados rápidos, de fácil mensuração.
Com uma visão analítica do cenário, por meio da ferramenta é possível avaliar quais estratégias adotadas surtiram efeito ou não, além de medir o engajamento dos clientes.
Pensar em inteligência de dados, em análises das campanhas de relacionamento em tempo real, em premiações alternativas à bonificação em dinheiro, são fatores importantes para promover incentivos para vendas, contando com o suporte tecnológico que acompanha essas mudanças.