A fintech Husky nasceu e permaneceu remota e nem por isso deixou de crescer exponencialmente. Em 2016, ano em que foi fundada, eram somente três pessoas que faziam parte do time, a Carol Florian (Business Development), o Tiago Santos (CEO) e o Maurício Carvalho (CTO). Atualmente a empresa é composta por 10 profissionais que trabalham remotamente de diversos lugares do país, como Maceió, Belo Horizonte, São Paulo, Uberlândia e Goiânia.
Mesmo com uma equipe enxuta, a startup já movimentou quase R$ 200 milhões desde o lançamento da plataforma, que presta serviço de câmbio ágil e com taxa justa tornando invisível a burocracia para profissionais que prestam serviços ao exterior.
Por meio do código zero, que consiste em ajustes do software baseados no feedback dos clientes e com toda equipe atuando no suporte técnico – sim todos da equipe sem exceção -, a empresa é capaz de resolver problemas de clientes de forma definitiva, tornando o software cada vez mais robusto e alcançando um dos maiores índices de NPS (Net Promoter Score) do mercado. Essa métrica, que avalia a lealdade da base de clientes, da Husky é 82, sendo 100 a nota máxima – muito acima da média para serviços bancários, que fica em cerca de 32.
Essa credibilidade da empresa em resolver os problemas de seus clientes, também é interna, já que a Husky valoriza seu próprio time ao oferecer remuneração altamente competitiva, promove uma gestão horizontal e prioriza jornadas de trabalho equilibradas. Liberdade e qualidade de vida são valores fundamentais da fintech, e o trabalho remoto reforça esses temas no dia a dia do time.
Tiago Santos, cofundador e CEO da Husky, listou algumas dicas de como gerir o time à distância.
Dica #1: Comunicação assíncrona facilita a gestão remota
A comunicação assíncrona é a que permite que o relacionamento entre as partes se dê na medida em que as pessoas tenham tempo disponível. Além de permitir que os colaboradores criem sua própria agenda e possam decidir o momento mais produtivo de seus dias, isso reduz interrupções. Para que isso aconteça, é importante definir as tarefas semanais. A Husky realiza uma reunião geral com todo o time às quartas-feiras. Nela, cada colaborador comenta as tarefas que conseguiu cumprir e sinaliza quais tarefas terá na próxima semana. É o momento também de já sinalizar precisará de ajuda. Assim, todos saem alinhados, sabendo o que precisa ser feito até a próxima semana. Isso já reduz bastante a necessidade de conversas urgentes.
Dica #2: Confiança é a base de tudo
A base do trabalho remoto é a confiança. Não tente replicar o ambiente do escritório, pois além de frustrante, faz a empresa perder tempo tentando controlar rotinas, em vez de resultados. Deixe o profissional trabalhar no horário que preferir – isso te dá até mais autoridade para cobrar resultados depois.
Dica #3: Menos reuniões, mais resultados
O trabalho, de fato, só pode ser executado quando o indivíduo tem tempo para trabalhar. Se você faz uma reunião de uma hora com 5 pessoas, na verdade seu time “gastou” 5 horas naquela reunião. Prefira a comunicação assíncrona e avalie com base em resultados. Deixe as pessoas trabalharem!
Dica #4: Testes remunerados facilitam boas contratações
A melhor forma de recrutar é proporcionar um período de teste remunerado. Na Husky, os perfis são selecionados e, depois de uma ou duas rodadas de entrevistas, a empresa faz uma proposta de trabalho temporário – com jornadas de 40h a 80h. É como ter um freelancer. Durante esse período, tanto a empresa quanto o candidato têm uma noção mais real de como funcionaria. Só depois disso é feita a decisão final pela contratação ou não.
Dica #5: Cada canal no seu quadrado
De nada adianta ter Slack, Skype, e-mail ou até Whatsapp, se você não definir bem o propósito de cada canal. Deixe clara a finalidade de cada um e o grau de urgência necessário para recorrer. Na Husky, por exemplo, o Telegram serve para mensagens urgentes, como: “estamos esperando você na call” ou “pode dar uma olhada no suporte, por favor?”.
Sobre a Husky
Fundada em abril de 2016, a Husky é uma fintech que se encarrega de tarefas burocráticas para que profissionais remotos possam se concentrar em suas carreiras, reunindo serviços integrados de contabilidade, administração financeira e câmbio. Atualmente conta com cerca de 3500 clientes e já movimentou cerca de R$ 200 milhões em sua plataforma. Foi eleita a melhor startup do Startup Chile em 2017 e do Parallel 18 em 2018. Confira mais informações em husky.io.