Inovação deixa de ser opção e se torna essencial para aplicativos e empresas

inovação fintech

Reimaginar aplicativos é essencial à medida que profissionais de TI avançam para atender às necessidades em constante mudança de seus clientes e funcionários

Em todos os setores, a experiência digital se tornou um dos maiores diferenciais para as organizações, a chave para impulsionar o engajamento e construir relacionamentos significativos e duradouros com clientes e funcionários. Como consumidores, passamos a confiar em aplicativos e experiências digitais em quase todos os aspectos de nossas vidas, reconhecendo os enormes benefícios que os aplicativos podem nos trazer em termos de flexibilidade, velocidade e conveniência. Ao mesmo tempo, a mudança repentina para o trabalho remoto e híbrido fez com que os funcionários dependessem de aplicativos para se comunicarem com gerentes, colegas e clientes.

“Embora o uso de aplicativos e serviços digitais tenha aumentado nos últimos dois anos, também aumentaram as expectativas das pessoas sobre o desempenho desses aplicativos. Clientes e colaboradores buscam experiências digitais mais intuitivas, simples, rápidas e personalizadas, e, cada vez mais, têm menor tolerância a falhas”, comenta João Fabio de Valentin, Head da AppDynamics para América Latina.

Na última pesquisa Agents of Transformation 2022, da AppDynamics, empresa do grupo Cisco, 84% dos profissionais de TI afirmaram que a necessidade de manter o desempenho dos aplicativos agora é mais importante do que nunca. Eles sabem que as demandas dos clientes por experiências digitais completas só vão aumentar nos próximos anos e eles precisam agir rapidamente para ficar à frente dessa mudança.

Em resposta, as organizações precisam deixar para trás o combate reativo a problemas dos últimos dois anos e adotar uma abordagem mais proativa e estratégica que lhes permita explorar novas oportunidades no mercado. Para os profissionais, isso significa encontrar maneiras de incorporar inovação rápida e contínua em suas operações diárias. E isso exigirá uma mudança total, com os líderes de TI apontando a necessidade de reimaginar completamente seus aplicativos nos próximos 12 meses para atender às constantes mudanças de consumo dos clientes e permitir o trabalho híbrido de seus funcionários de forma sustentável.

Com isso em mente, estão acelerando a mudança para aplicativos e arquitetura nativos em nuvem, chamado de Cloud Native. De fato, já estamos vendo um crescimento exponencial na adoção de tecnologias nativas da nuvem, como microsserviços e Kubernetes. E isso está mudando completamente o cenário de TI, exigindo que os profissionais adotem novas formas de trabalhar, aprendam novas habilidades e repensem como gerenciar e otimizar a disponibilidade e o desempenho em um ambiente de TI cada vez mais dinâmico e fragmentado.

Para maximizar os benefícios de aplicativos modernos, os profissionais de TI reconhecem a necessidade urgente de suas organizações concentrarem o investimento em construir uma infraestrutura nativa de nuvem resiliente e ágil e avançar para uma abordagem digital para todos os serviços. 87% dos profissionais de TI brasileiros relatam que será importante investir em segurança de aplicativos nos próximos 12 meses, e 81% afirmam que sua empresa precisará priorizar investimentos em aplicativos e infraestruturas nativos da nuvem.

A pesquisa destaca a necessidade urgente dos departamentos de TI obterem melhor visibilidade da disponibilidade e do desempenho nas tecnologias nativas da nuvem.  79% dos profissionais de TI brasileiros admitem que se sentem sobrecarregados pela complexidade e pelos dados, e estão cientes de que esse problema deve se tornar muito pior, a menos que as coisas mudem rapidamente.

As organizações precisam adotar uma abordagem sustentável que priorize a nuvem – elas não podem simplesmente aumentar a adoção de tecnologias nativas da nuvem sem primeiro garantir que seus profissionais de TI tenham as ferramentas e os insights necessários para gerenciar seu desempenho. Eles precisam de visibilidade unificada de todo o seu ambiente de TI (nuvem, híbrido e local). E precisam ser capazes de vincular a disponibilidade de TI e os dados de desempenho às métricas de negócios em tempo real para identificar e priorizar os problemas que realmente podem prejudicar a experiência digital. Na verdade, 85%  agora consideram a Observabilidade Full-Stack como essencial para a transformação sustentável e a inovação em sua organização.

A mudança para tecnologias nativas da nuvem será o catalisador para a próxima era de inovação. A chave agora é que os departamentos de TI garantam que tenham acesso aos dados e insights de que precisam para se antecipar. Ao aplicar um olhar de negócios sobre disponibilidade e desempenho em ambientes nativos da nuvem, os profissionais podem impulsionar a inovação disruptiva e fornecer incríveis experiências digitais que permitirão que suas organizações prosperem nos próximos anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn