4 dicas para acelerar as vendas pela internet

Alexandre Della Volpe Elias, CMO da Rcell, destaca ações práticas para ajudar os negócios a terem mais assertividade no formato digital

De acordo com uma pesquisa realizada pela CupomValido, com dados da Statista, o Brasil lidera o ranking mundial de vendas on-line, com um crescimento de 22,2% no ano de 2022. E com uma sociedade mais conectada, a tendência é um mercado digital ainda mais promissor.

O levantamento aponta ainda que entre 2022 e 2025, a expectativa é de 20,73% mais compras pela internet, ou seja, um índice quase duas vezes maior que a média mundial que é 11,35%, ficando acima até de países como o Japão com um percentual de 14,7%, Estados Unidos 14,55% e a França 11,68%.

Reforçando ainda mais essa crescente das vendas online, o relatório da GFK, empresa de estudos de mercado de origem alemã, aponta que entre os meses de janeiro a setembro de 2022, a linha Marrom teve 43,3% de suas vendas virtualmente, já as TVs Ultra HD 42,4%, videogame 82,5%, smartfones 38,7%, fones de ouvidos e headsets 67,9% e Core Wearables 89,7%.

E mesmo com esse cenário, para muitos empreendedores vender pela internet é um grande desafio, principalmente por conta de uma concorrência abrangente, ou até mesmo por falta de domínio de técnicas e redes para atrair seu público.

Pensando nesse cenário desafiador da era digital, Alexandre Elias, CMO do Grupo Rcell, elencou 4 dicas para ajudar os negócios a terem sucesso nas vendas on-line. Confira!

  1. Crie uma estratégia. Um bom planejamento vai ajudar a definir o que fazer, quando, onde, como e por quê. Antes de tudo, analise os canais e conteúdo que a sua empresa já tem e investigue em quais áreas o seu negócio precisa melhorar com a ajuda das métricas que as próprias plataformas oferecem.
  2. Pense mobile. Ter uma plataforma e-commerce é fundamental para quem deseja vender pela internet. Então, se você ainda não tem uma, veja algumas opções para começar: Nuvemshop, Tray, Loja integrada, entre muitas outras. Lembre-se também de caprichar no layout, conteúdo, navegação e distribuição das informações, deixando-as claras e visíveis. E não podemos esquecer os dispositivos móveis. Eles estão rapidamente se tornando a forma preferida dos usuários na hora de fazer compras e não podem ser deixados de lado. Garantir uma boa experiência do usuário nos smartphones vai fazer toda a diferença e te colocará à frente da concorrência.

Segundo o Panorama de Geração de Leads 2021, os dispositivos móveis já representam 56,48% do volume de acessos e geram uma taxa de 34% de conversão de vendas. Isso porque o acesso mobile tem uma característica mais exploratória, ou seja, o visitante que acessa um site pelo celular ainda está buscando informações sobre o produto, serviço ou empresa, para considerar suas opções.

  1. Faça anúncios. São diversos canais e ferramentas disponíveis para você usar na sua estratégia a fim de alavancar as vendas. Veja em quais vale a pena investir:

Facebook: A rede já conta com mais de 2 bilhões de usuários. A boa notícia para você, empreendedor, é que não é preciso um grande investimento para patrocinar a sua empresa. É possível começar com apenas R$ 10,00 por dia e obter bons resultados. Um outro atrativo da rede social é que você terá acesso a informações valiosas sobre os seus clientes, o que vai te ajudar a criar estratégias mais assertivas e personalizadas, criando anúncios geolocalizados e com o perfil do público que visa atingir, garantindo um retorno ainda melhor.

 

Instagram: A plataforma já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários, e cerca de 80% deles já seguem alguma conta empresarial. O alto nível de engajamento da rede é, portanto, um dos atrativos para os negócios que desejam aumentar as vendas online. Outra vantagem é que ela permite a integração dos seus anúncios com a conta do Facebook, garantindo uma facilidade na hora de administrar as campanhas, além da possibilidade de criar anúncios em um único lugar.

  1. Divulgue depoimentos de clientes. No ambiente virtual, a confiança é algo valioso e, para conquistá-la, você vai precisar mostrar que o seu produto ou serviço é realmente bom. E o melhor jeito de provar a sua credibilidade é com seus próprios clientes.

Sobre a Rcell – A Rcell é a maior distribuidora de capital fechado de eletrônicos do País. Com 20 anos de tradição e cobertura logística que alcança mais de 28 mil pontos de vendas em todas as regiões do Brasil. Dispõe de quatro Centros de Distribuição (CDs), localizados em: São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. É a distribuidora oficial de mais de 30 fabricantes, dentre os quais smartphones da Samsung, Motorola e Philco, dos notebooks Samsung, Philco e Asus, dos videogames PlayStation, Nintendo, dos jogos da Warner Games, marcando presença no eSport. com Trust. Em 2020, anunciou as parcerias para a distribuição de produtos das marcas Electrolux, Whirlpool (Brastemp e Consul), Black & Decker, Panasonic, Canon entre outras. Recentemente firmou parceria com a Qualcomm para distribuição dos celulares da marca Acer com chip Snapdragon e 5G no país.

A Rcell dispõe ainda de site B2B  criado especialmente para atender o varejista que prefere realizar compras no universo online e neste ano firmou parceria com a marca H3RO, startup focada no segmento de games e esport.

Em 2021, comercializou 4 milhões de produtos, sendo há cinco anos consecutivos a distribuidora líder em número de ativações de smartphones Samsung com mais de 8,9 milhões de unidades. Em 2018, foi premiada por comercializar mais de 400 mil consoles de videogames no país, recorde mantido pela empresa atualmente. Configura na 307ª colocação entre as 1000 maiores empresas do Brasil em ranking divulgado pelo Valor 1000 — 2022.

Facebook
Twitter
LinkedIn