Para auxiliar na criação de produtos e serviços para clientes, Alex Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernarda e Alan Smith criaram o manual “Value Proposition Design” (VPD), publicado pela HSM Educação Executiva. Esse livro mostrará de forma prática os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso.
A obra é voltada para todos que se sentem sobrecarregados e frustrados com reuniões demoradas. Serve, também, para quem já lidou com projetos grandiosos, mas que geraram prejuízo.
A seguir, os autores detalham quatro dicas para as pessoas se aproximarem dos clientes com boas ideias, conforme as necessidades de cada um:
1 – Compreenda a intenção e desejo do cliente
A partir disso, descreva como pretende criar valor para ele.
2 – Mapeie um leque de possibilidades para o cliente
Após isso, molde as propostas e selecione aquela que quer explorar mais
3 – Reduza o risco de suas incertezas, decidindo o que testar
Comece a fazer isso passo a passo.
4 – Use a proposta de valor e de um modelo de negócio para criar um alinhamento
Crie uma linguagem comum. Monitore e meça a ferramenta selecionada sempre em busca de melhorias. Reinvente-se constantemente.