5 novas oportunidades de negócios que surgem com as tecnologias BI e IA

Descubra como a Inteligência Artificial e o Business Intelligence estão transformando o mercado

Com o surgimento de novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence (BI), que têm promovido ainda mais a revolução digital no mundo corporativo, muitos profissionais estão tendo que se adaptar a essa nova realidade. Antes de pensar em ser substituído por uma IA, é importante enxergar o lado positivo e aproveitar as oportunidades que essas transformações trazem.

No início do mês, nomes do mercado empresarial se reuniram para debater os rumos que o mercado está tomando diante deste novo cenário, em um bate-papo com o tema ‘O Futuro do Mercado: Dados, Inovação e Inteligência Artificial’. Participaram do encontro: Gisleise Nogueira, Sócia do Portal SPEDBrasil; Rogério Fameli, Contador CEO; Gabriel Capano, CEO da HubCount; Marcelo Garcia, CEO da Equals; e Anderson Souza, CEO da Arte Fiscal e Equilíbrio Contábil (foto em destaque). Eles discutiram como o mercado de trabalho está se transformando com tantas inovações.

Um dos principais pontos enfatizados no debate foi o impacto significativo dessas ferramentas no mercado, tornando cada vez mais necessário que empresários e empreendedores acompanhem essa evolução. Além disso, ficou claro que a tecnologia não surgiu apenas para reduzir custos, mas para escalar operações e aumentar os ganhos.

Com base neste e em outros insights, extraímos 5 grandes oportunidades de negócios que foram abordadas durante a live, para que você possa visualizar possíveis caminhos a serem seguidos nos próximos anos.

1 – Inteligência de Negócios 360° – Além do financeiro
Uma grande oportunidade que emerge no mercado com a evolução do BI é a possibilidade de atuar com a inteligência de negócios. Imagina poder oferecer um serviço exclusivo que levanta um panorama 360° das empresas, indo além do fluxo de caixa e balanço patrimonial.
Você consegue fornecer para as empresas insights sobre investimentos nas áreas de marketing, recursos humanos, operações e muitos outros. Com uma análise de dados mais integrada e abrangente, você tem muito mais eficiência e apoio para tomar decisões estratégicas.
Rogério Fameli comenta a importância disso para o surgimento de novos negócios. “Como consultor, você pode montar um BPO de Business Intelligence. Imaginou a nova profissão e carreira que você está criando para o mercado de consultoria? Anteriormente para entender toda a saúde das empresas, comparar todos os dados, levava um tempinho. Com as novas tecnologias e IA, você leva segundos. Imagina a escalabilidade de poder atuar com esse tipo de consultoria.”

2 – Serviços personalizados para nichos específicos

Uma maneira de agregar ainda mais valor no mercado com os serviços prestados é focar em nichos específicos. Com a facilidade da tecnologia para agilizar as tarefas, mantendo a eficiência, é possível se dedicar a se tornar um especialista em determinado segmento e poder oferecer algo exclusivo.
Segundo Anderson Souza, essa é uma das vantagens que o BI proporciona quando se fala de contadores. “Hoje existe mais facilidade de atuar com contabilidade consultiva. Você consegue mostrar aos clientes em tempo real os números, os dados, decisões que ele pode tomar e levando clareza para ele”.
Além disso, é possível adentrar um mercado novo, que ainda não foi explorado. “Imagina se você voltar sua expertise para um nicho, integrando com os sistemas específicos que determinadas empresas usam. Você consegue desenvolver um serviço único para o cliente, que ele não encontra em nenhum outro lugar.”, conclui.

3 – Consultoria voltada para startups
Estamos vivendo a era das startups e, dentro desta realidade, é preciso saber como lidar com as necessidades específicas de empresas que já possuem um perfil inovador e que precisam de agilidade nas tomadas de decisões.
Se você tem um olhar empreendedor, certamente vai enxergar uma grande oportunidade de consultoria para lidar com os desafios característicos dessas empresas, que são:
• Inovação contínua: Startups estão sempre buscando novas maneiras de resolver problemas e criar produtos ou serviços inovadores;
• Escalabilidade: Essas empresas têm o potencial de crescer rapidamente e expandir suas operações de maneira significativa;
• Velocidade: Startups precisam ser ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e novas oportunidades.
Gisleise Nogueira ressalta sobre as possibilidades de crescimento nesta área, que traz novas oportunidades para diversos profissionais. “O mercado evolui muito rápido. Existe uma necessidade de escalar muito rápido e ter agilidade. Os novos profissionais, empresários e startups anseiam por uma contabilidade que acompanhe tudo isso.”, comenta.

4 – Inteligência Artificial eliminando processos manuais

A IA tem sido uma grande facilitadora dos profissionais que querem e anseiam por aumentar a escalabilidade. Se você antes precisava analisar diversos relatórios individualmente para tomar uma decisão, agora é possível contar com uma inteligência que analisa esses dados em segundos.
Hoje, já é possível eliminar todos os processos manuais, como: ‘De/Para’, criação de gráficos, elaboração de apresentações, relatórios, entre outros, e gerar tudo isso com IA.
Para Marcelo Garcia, quem ainda não virou a chave da IA precisa virar. Pois assim, empresas menores conseguem competir com as maiores, escalando mais e podendo ser mais analíticas. “Estamos no começo desse processo, mas consigo ver que a nossa cabeça começou a mudar a partir desse conceito da IA. As pessoas precisam deixar de ser operacionais e se tornarem estratégicas.”.

5 – Centralização dos dados
Gabriel Capano comenta que uma das grandes facilidades que suas tecnologias trouxeram para o mercado foi a capacidade inovadora de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente.
Ou seja, é possível integrar qualquer outro sistema diretamente em nossa solução, trazendo uma visão centralizada e completa dos dados, o que abre muitas oportunidades para os profissionais, contadores ou empresários, que desejam explorar as tendências exploradas acima.
Para entender o real cenário e saúde de um negócio, é necessário parametrizar todos esses dados e chegar a conclusões concretas. Mas já parou para pensar quanto tempo você leva para juntar todos os relatórios de uma empresa, extraídos de diversos lugares para tomar decisões?
Segundo Capano, uma das grandes vantagens de sua solução HubCount BI é que agora o dashboard está 100% pronto para usar. “Quem já utilizou Power BI, sabe que você tem que criar tudo do zero. Dá um trabalhão. O que a gente entrega aqui é algo 100% pronto.”.

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