O Diminuto é uma startup goiana que nasceu do empreendedorismo de três jovens: a jornalista Déborah Gouthier, de 24 anos; o engenheiro de computação Lucas Garcia, 24; e a designer gráfica Isabella Gouthier, 27. Trata-se de um aplicativo de leitura e escrita colaborativa de minicontos, que é o passatempo ideal para aqueles minutos ociosos da fila do supermercado ou enquanto espera alguém.
Na prática, o Diminuto oferece uma opção de leitura e cultura mobile e criativa. E mais: que cabe no seu tempo. O download é gratuito e o usuário só precisa realizar um rápido cadastro para começar a ler. A startup existe desde janeiro, para produção, e o aplicativo foi lançado dia 6 de setembro. Nesse curto espaço de tempo já são mais de 300 pessoas cadastradas na plataforma e 200 minicontos submetidos à curadoria de Déborah, que, por sinal, também é escritora.
No Diminuto, o usuário encontra dezenas de contos curtos, de diferentes estilos e temáticas, escritos por diversos autores e que também podem ser “favoritados” e compartilhados com os amigos. Quem gosta de escrever tem a opção de se arriscar em contos de até 750 caracteres.
Leia onde estiver
“A proposta do aplicativo é sobretudo incentivar a leitura e a produção literária”, explica Déborah. Ela cita o “Lendo pelo Celular”, relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a leitura por meio de dispositivos móveis. Segundo o documento, esses dispositivos podem ajudar as pessoas a desenvolver, manter e melhorar suas competências de alfabetização.
O Diminuto obteve R$ 30 mil do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, dinheiro esse que ainda não foi liberado. Mas Déborah, Lucas e Isabella não esperaram para colocar o aplicativo para funcionar. “Queremos que ele seja acessado tanto por quem já é aficionado por leitura quanto àqueles que nem se reconhecem como leitores. E já temos casos de encantamento pra contar”, comemora a jornalista.
Outro atrativo do Diminuto é que o leitor pode se inspirar e escrever o seu próprio miniconto. A princípio, quem faz a curadoria é a própria Déborah. Mas é certo que em breve será necessária uma comissão para aprovar os textos que vão compor o banco de dados do aplicativo com diferentes temáticas e linguagens. “Nosso cuidado é garantir um padrão mínimo de qualidade e não publicar nada de cunho ofensivo ou preconceituoso”, assinala.
Saiba Mais
Startup é um termo que passou a designar empresas recém-criadas e rentáveis. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontram financiamento para os seus projetos, que se mostram lucrativos e sustentáveis.
Serviço:
Diminuto – (62) 8107-0302
Déborah Gouthier – Diretora de Comunicação e Curadoria
contato@diminuto.me | dehgouthier@gmail.com
Informações Agência Sebrae