Uma pesquisa realizada durante o mês de novembro sobre a telefonia corporativa no Brasil, apontou que parte dos empresários brasileiros ainda não entendem bem o que significa telefonia em nuvem, e que ainda confundem ferramentas como Skype e Whatsapp com o sistema. Porém, após serem apresentados às funcionalidades e entenderem o funcionamento, 96,5% dos entrevistados declararam que trocariam a telefonia convencional pela telefonia em nuvem.
Dos entrevistados que passariam a utilizar a telefonia em nuvem, as características que mais chamaram a atenção dos empresários foram a rapidez (78,4%), a redução de custos (75%), a qualidade (63,6%) e a mobilidade (50%) das chamadas, e um melhor desempenho em vídeo conferências (43,2%).
Para Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, principal empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias e soluções em telecomunicação em nuvem, a migração para a utilização não só da telefonia em nuvem, mas de outros serviços corporativos nesse segmento são um movimento natural de mercado. “As características da telefonia em nuvem podem melhorar a performance do negócio. A integração da internet e da telecomunicação mudou a forma de trabalho. A conectividade trouxe mais dinamismo e agilidade para resoluções de problemas, tomada de decisões e gerando mais resultados”.
Entre os 1.200 empresários entrevistados, 17% já utilizam a telefonia em nuvem em suas empresas e destacam a qualidade das chamadas, os relatórios gerados pelo PABX em nuvem, bem como as gravações e monitoramento da telefonia como essenciais para a rotina do trabalho.
Para os 83% que ainda não utilizam, a opção de migração já está em fase de estudo por 9,1% dos entrevistados. Quando questionados sobre o por que ainda não utilizam a telefonia IP em suas empresas, 31,9% declarou não conhecer sobre o serviço, 30,6% disseram já ter ouvido falar sobre, mas ainda não conheciam os benefícios e 19,4% acreditam que a telefonia IP não se enquadra no perfil da empresa.
87,5% dos respondentes também apontou a importância do telefone funcionar em qualquer lugar do mundo e 97,7% ainda demonstrou ser positivo o fim da cobrança de roaming telefônico nacional e internacional, uma das vantagens da telefonia em nuvem, que pode ser acessada através de smartphone com acesso à internet, em qualquer local sem cobranças adicionais.
A pesquisa aponta um campo fértil para as empresas de telefonia em nuvem brasileiras, que podem explorar oportunidades de novos negócios durante 2019. Na última edição da Futurecom, inclusive, a L5 Networks lançou novos produtos que complementam os pacotes de telefonia em nuvem, com o Chatbot que permite a automação do atendimento ao público por meio de chat online ou voz filtrando as demandas aos atendentes que podem finalizar o processo, se for preciso.
A empresa teve aumento de 27% em relação a 2017 e prevê maior atuação em 2019, com novos serviços e produtos e ofertas ao mercado. “A L5 está sempre estudando e aprimorando suas soluções. Para 2019, apostamos na nossa solução “omnichannel”, uma plataforma que permitirá atendimento por meio de chats via todos os canais disponíveis, como voz e vídeo. Apostaremos nos robôs em voz e chats, tudo isso integrado naturalmente”, destaca Chabbouh.
Atualmente a L5 conta com diversos serviços, entre eles, o Callbox que tem como recurso a URA humanizada, que consiste em um pré-atendimento que guia clientes pelos menus similares a uma conversa entre humanos, relatórios completos com gráficos, resumos de chamadas e monitoramentos, gerando flexibilidade e otimização da infraestrutura da empresa que contrata o serviço, tudo baseado em tecnologia cloud.