Automação para ganhar o mercado externo

Empresa oferece plataforma para negócios estrangeiros se estabelecerem na América Latina

Segundo Amanda Martins, fundadora da LatAm Trampoline, o mercado latino-americano é grande e possui uma oferta de soluções tecnológicas menor quando comparado a outras regiões, uma oportunidade para startups de outros países ganharem tração sem ter muita competição.

A América Latina possui 660 milhões de habitantes e US$ 6 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB). Se a região fosse um país, seria a terceira maior economia do mundo. O relatório da Atlântico sobre transformação digital na américa latina identificou que apenas 1,8% do PIB da região vem das empresas de tecnologia. Especificamente no Brasil, essa taxa sobe para 3%, mas continua muito abaixo da Índia, por exemplo, onde empresas do setor tecnológico representam 11% da riqueza, ou dos Estados Unidos, com 64%.

Os países da América Latina, embora tenham culturas bem características, também são adeptos de novidades vindas do exterior. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que 65% das pessoas passaram a fazer mais compras em sites e aplicativos estrangeiros em 2021, um indicativo de que, cada vez mais, tendências que vêm de fora são vistas como uma novidade pelos consumidores. E foi diante desse contexto que a empresária Amanda Martins fundou, em fevereiro deste ano, a LatAm Trampoline, plataforma que ajuda startups estrangeiras a lançarem seus produtos na América Latina.

“Quem nunca viajou para o exterior e viu uma solução interessante, que poderia muito bem existir no Brasil? Com a LatAm Trampoline, nós conseguimos chamar a atenção dos empreendedores e explorar a expansão para a América Latina e, principalmente, para o Brasil. A nossa missão é estudar as tendências nos principais hubs de tecnologia do mundo e avaliar quais têm potencial para se desenvolver no nosso país. Também sou acionada por muitas empresas que estão interessadas no mercado, mas precisam de ajuda para driblar as burocracias, entender diferenças culturais, localizar o produto e superar a barreira do idioma”, afirma Martins.

A LatAm Trampoline oferece serviços baseados em três pilares para seus clientes: a viabilidade de negócios, a estratégia de entrada no mercado e o lançamento de operações. Isso envolve desde a pesquisa de mercado e o estudo sobre questões fiscais até a contratação de parceiros, fornecedores e equipes de marketing latino-americanas, facilitando que empresários de fora naveguem as diferenças tributárias, contábeis, culturais e mercadológicas da América Latina.

Desde a sua fundação, a LatAm Trampoline já ajudou 18 startups interessadas em expandir para a América Latina. É o caso da GoWizi, uma logitech de Portugal que ajuda grandes distribuidoras a selecionar um operador last-mile, ou seja, que transporta produtos do centro de distribuição até o destino final, fazendo entregas mais rápidas a um custo menor.

Sobre a LatAm Trampoline:

Fundada por Amanda Martins, especialista em liderar o desenvolvimento de novos negócios, a LatAm Trampoline é uma plataforma de estratégias que promove o lançamento de startups estrangeiras na América Latina, oferecendo um suporte completo para ajudar empresas a entenderem as complexidades de cada país e expandir seus negócios em um novo mercado.

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