De acordo com cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que trabalham por conta própria subiu de 17,9% (janeiro de 2013) para 19,8% (novembro de 2015). Além disso, atualmente, aproximadamente 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, frente aos 25% que almejam seguir carreira como empregado, segundo informações da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).
Fazendo parte das estatísticas, há sete anos, o publicitário, Gabriel Lorenzi viajou, pela primeira vez, para Orlando e Miami com a esposa, Lívia Lorenzi. Quando voltaram para o Brasil, Lorenzi decidiu criar o blog de viagem Dicas da Flórida, com conselhos para os brasileiros que planejavam embarcar para as cidades norte-americanas.
Com o conhecimento que tinha em Marketing Digital, Lorenzi se dedicou e, em pouco tempo, o blog começou a ter um crescimento surpreendente, alcançando números significativos que os levaram a rentabilizar o blog. Na época, mal sabiam eles que ali nascia o quer seria, anos mais tarde, o Grupo Dicas. “Um ano após a viagem para Flórida, fizemos um intercâmbio para a Califórnia e resolvemos criar o blog de Las Vegas. Em pouco tempo o site teve o mesmo sucesso do anterior e a partir daí nasceu o de Nova York, Barcelona, Paris, Londres e o de Lisboa”, recorda o empreendedor.
Tocando o negócio em paralelo com a sua carreira, Lorenzi seguiu trabalhando “madrugadas a fio” para manter os blogs. Somente no final de 2014, ao perceber que o negócio era viável, resolveu largar sua carreira e unificar os blogs, abrindo oficialmente a empresa Grupo Dicas.
Em poucos meses os números de acessos dobraram e os parceiros cresceram ainda mais e, seis meses depois, a esposa, Lívia, deixou a carreira de pesquisadora clínica em uma grande empresa de cosméticos e embarcou de vez no negócio. “Largar o emprego foi uma decisão difícil, mas quando eu senti a confiança que precisava e que tinha um negócio sólido nas mãos, não pensei duas vezes em arriscar tudo e seguir em frente nessa nova jornada. Foi preciso muita coragem, anos de dedicação e noites de sono perdidas, mas valeu cada esforço. Hoje, poder ter a nossa própria empresa, fazendo o que a gente ama, tendo resultados e dividindo toda essa experiência com a minha esposa, mulher que eu amo e que sempre me apoiou, é sensacional”, admite Lorenzi.
Com a paixão da dupla por viagem e o conhecimento de todos os destinos, o sucesso da empresa era inevitável. Hoje o Grupo Dicas conta com mais de 12 sites de viagem que somam por mês uma média de 1,5 milhão de páginas vistas; uma média de 500 aluguéis de carros vendidos; 300 seguros viagens; 150 reservas em hotéis; e mais de 100 chips de telefonia internacional.
O casal montou um escritório em Perdizes, zona Oeste de São Paulo, e neste ano criaram outros blogs sobre mais destinos turísticos: Califórnia, Disney e Orlando, Amsterdã, Berlim, Itália, Miami, Canadá, Chile, Argentina e o de Dicas de Aluguel de Carro. Além de recém-lançarem dois sites em inglês para atingir o público internacional, o Trip Tips Las Vegas e o Tips Trip Florida.