Colômbia sedia evento de inovações tecnológicas para indústria da moda

A Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, organiza a Colombiatex 2016, que será realizada em Medellín, entre os dias 26 e 28 de janeiro. A feira espera receber mais de 500 expositores e 11 mil compradores de 49 países. Nesta edição, entre as novidades estão botões resistentes ao fogo, tecidos antibacterianos, tecidos de couro falso e botões de madeira, além de placas, pinos e tecidos superabsorventes.

“A plataforma destina-se à empresas na indústria da moda em busca de matérias-primas, insumos e máquinas para confecção de vestuário. A Colômbia é um dos principais fornecedores do mundo, com mais de US$ 167 milhões em exportações até agora este ano”, afirmou María Claudia Lacouture, presidente da Procolombia.

O grande destaque deste ano serão os botões resistentes ao fogo, feitos de aditivos que extinguem a chama, que é automaticamente removida. Estes botões não são nocivos à saúde e não criam reações alérgicas na pele. Os botões são particularmente úteis em roupas de bombeiro, uniformes militares e industriais.

Piedad Marín, coordenadora de negócios internacionais da Induboton, afirma que o produto surgiu de uma falta de botões à prova de fogo na região. A Induboton tem clientes na Costa Rica e no Equador. “Atualmente, nosso maior concorrente é a China, porque eles produzem produtos básicos, no entanto, nossos botões resistentes ao fogo têm aditivos especiais que não são encontrados em muitos lugares”, disse a executiva.

A feira será realizada no centro de eventos Plaza Mayor, um espaço de 10.300 metros quadrados para exposição, com capacidade para 500 expositores. De acordo com a organização, 62% dos fornecedores do evento serão da Colômbia e o restante estará divido entre países como Espanha, Índia, Brasil, Itália, Turquia, entre outros.

O evento contará com espaços destinados às tendências da Primavera-Verão 2016, além de espaço para as novas ideias de jovens designers. Segundo Clara Henriquez, diretora de cenários da Inexmoda, empresa que organiza a Colombiatex das Américas, o empresário estrangeiro deve vir à feira para conhecer e adquirir novos pontos de vista sobre o mercado, bem como compreender o estilo de moda associado à vida dos consumidores colombianos e internacionais.

Na América Latina, a indústria é conhecida por suas tendências coloridas e marcantes. As cores e os gráficos são diferentes em relação a outros países. Esta é uma oportunidade dos empresários avaliarem as novas propostas, conquistarem novos compradores e tornarem o seu negócio mais competitivo.

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