Executivos do M&P Group listam startups que estão em pleno crescimento
O investimento em startups continua em alta no Brasil, principalmente em estágios iniciais. É o que mostra relatório da Distrito (plataforma de inovação e estudo de mercado com foco em tecnologia), com destaque para o mercado early stage, fase inicial de desenvolvimento de uma startup. De acordo com levantamento, houve crescimento de 13% nos investimentos em early stage neste ano, considerando o primeiro semestre. Foram investidos US$ 1,23 bilhão no primeiro semestre de 2021, enquanto no mesmo período deste ano, o valor chegou a US$ 1,39 bilhões.
Avaliando o cenário de Ventures Capitals (VC’s) internacionais e brasileiros, Túlio Mêne e Nilio Portella, fundadores do M&P Group, um dos maiores grupos de comunicação e de inovação do Brasil, são otimistas e preveem um mercado favorável em 2023 para startups em estágio inicial. Os executivos separaram quatro startups que se destacaram em 2022 para ficar de olho no próximo ano. Confira.
Trakto
A startup alagoana é uma plataforma de design gráfico que permite ao pequeno negócio criar peças de marketing. A empresa possui mais de 500 mil usuários e 15% do faturamento vem de assinaturas no exterior. “O objetivo da Trakto é se tornar referência para micro e pequenos empreendedores e, desde a criação da startup, já foram captados mais de R$10 milhões em recursos”, diz Túlio Mêne. Em 2022, a Trakto foi selecionada pelo Google for Startups para participar do Black Founders Fund e, também, pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1. Neste ano também foram lançados a Bella – assistente virtual da startup que usa inteligência artificial – , a Trakto Educação e realizado o Trakto Show em Maceió, maior evento de negócios e tecnologia da região Nordeste.
OnMovie
A startup nasce com a proposta de tornar o audiovisual acessível e, para isso, aposta na tecnologia como aliada, onde o cliente tem tudo que precisa para solicitar a edição de vídeos com o ótimo custo-benefício e na palma da mão, podendo enviar e receber todo material pela plataforma, lançada neste ano. A startup já fechou grandes parcerias com Sebrae (no projeto Sebrae Connect) e também foi aprovada no Programa Exporta São Paulo, setor de inovação e tecnologia como uma empresa que tem potencial de atuar no mercado internacional.
ShowKase
Com mais de 1,5 mil clientes, a paraibana ShowKase é dona de uma plataforma para criação de lojas virtuais para micro e pequenas empresas, ajudando pequenos negócios a vender online de forma simples e integrada a todos os canais digitais. Com a proposta de facilitar a transformação digital de PMEs, a ShowKase não para de crescer e participou recentemente do programa de aceleração do Facebook. “Em 2022, a ShowKase continuou com a sua estratégia de crescimento e inaugurou seu primeiro escritório na região Sudeste, em São Paulo. É uma startup que já fechou parcerias com grandes players, como o iFood, e tem tudo para crescer ainda mais em 2023”, detalha Nilio Portella.
One Big Media
A mineira One Big Media está caminhando para se tornar a maior plataforma de mídia digital do Brasil. A mediatech é especializada em desenvolver e impulsionar creators e tem como diferencial ser investidora ou se tornar sócia dos canais. A startup possui hoje em seu portfólio mais de 130 ativos digitais de diversas verticais, nas principais plataformas, com ênfase no YouTube e no Kwai. Um time de especialistas é focado em analisar métricas e metadados para impulsionar os canais. Além disso, a One Big Media auxilia na profissionalização dos conteúdos, trabalhando em um modelo de cocriação com os creators. Com os canais proprietários e associados, a One Big Media soma mais de 70 milhões de inscritos e mais de 12 bilhões de visualizações acumuladas. Mais de mil vídeos são publicados por mês, gerando mais de 500 mil novos inscritos e engajamento intenso para os canais da base, e mais de 400 milhões de views por mês considerando todos os canais.