Entender os novos desafios e antecipar a forma como sua organização pode se preparar fará com que sua empresa projete uma trajetória diversificada
Nos últimos dois anos a tecnologia deu um salto bem grande no país, setores que estavam com expectativas de anos para crescer, se desenvolveram em meses, assim como novas startups e inovações surgiram por meio dessas oportunidades que surgiram.
Segundo Bruno Kawakami, CTO da D4Sign, a maior plataforma de assinatura digital e eletrônica do país, essa trajetória é um caminho sem volta e que até mesmo poderá colocar o Brasil à frente nesse setor, já que por muito tempo ele ficou para trás. Com isso, muitas tendências já estão sendo consolidadas desde o final do ano passado e que poderão ser o auge de 2022.
Apesar de já existir há alguns anos, o reconhecimento facial é uma das apostas para os próximos meses, isso porque ela se tornou mais acessível, sendo usada em soluções inovadoras, como aplicativos pessoais e até serviços de autenticação.
Inclusive, segundo a Allied Market Research, o mercado que havia registrado um faturamento de US$ 3,78 bilhões, em 2020, deve movimentar US$9,6 bilhões em 2022.
Outra tendência, que já foi classificada como umas das 10 principais pelo relatório Business Bets 2022, elaborado pela consultoria novaiorquina Sparks and Honey, é a experiência por voz, que irá trazer maior agilidade e rapidez para uma realidade cada vez mais imediatista, levando para um era onde tudo será possível pelo comando de voz.
“Para nós da D4Sign, os chatbots inteligentes também ganharão cada vez mais espaço, ainda mais com a crescente de compras e suportes ao cliente sendo feitos pela internet, entre outras atividades digitais. Além disso, esse tipo de inteligência artificial consegue alcançar ainda mais pessoas, já que disponibilizam de atendimento 24h, diversos canais de comunicações e mais de 100 idiomas”, conta Kawakami.
Diante de todas essas novidades, a segurança e privacidade também serão mais questionadas e valorizadas. O aumento de pessoas na rede trouxe consigo alguns riscos e a cada dia que passa vemos mais soluções para garantir que esses dois pilares se mantenham.
E não apenas para pessoas físicas, se a sua empresa atua no mundo online, é fundamental não só garantir a segurança dos dados e a privacidade dos usuários, como desenvolver a maturação digital e promover maior transparência quanto à utilização das informações coletadas.
Por último, os servidores de cloud, também será uma tendência para 2022. Embora já seja muito utilizado no universo corporativo, principalmente nas empresas que adotaram o trabalho remoto, ainda requer melhorias e ajustes, por isso, terá aprimoramentos constantes, proporcionando novas oportunidades para profissionais especializados em cloud computing. A própria D4Sign investiu nesse servidor e, hoje, usa a AWS, da Amazon, como serviço de nuvem confiável.
“Essas são só algumas das tendências para o mercado da tecnologia em 2022. Acreditamos que entender os novos desafios e antecipar a forma como sua organização pode se preparar fará com que sua empresa projete uma trajetória diversificada, utilizando as tendências para gerar a agilidade necessária e se diferenciar no seu segmento”, finaliza.
Sobre a D4Sign – Fundada há 6 anos, por Rafael Figueiredo, Rodrigo Figueiredo e Nahim Silva, a D4Sign é uma plataforma eficiente para assinar e armazenar os seus documentos eletronicamente. Nela, o cliente pode fechar um negócio em poucos minutos e com validade jurídica, em qualquer lugar, hora e de qualquer dispositivo. Um método econômico, sustentável, seguro e simples.