Containers de fast food retornam ao mercado remodelados

Assim como os food trucks vem ganhando cada vez mais espaço nas ruas do país, os containers também seguem a tendência, conquistando uma grande fatia de consumidores de comida de rua. E não é para menos! Afinal, essas estruturas são mais acessíveis economicamente, sustentáveis, práticas e extremamente criativas e contemporâneas. É uma forma de instalação flexível e prática para novos investidores. Pensando nisso, uma das redes de franquias que mais cresce no Brasil, a Lug’s, apresenta o container como seu novo modelo de negócio.

Referência no segmento de alimentação pelas batatas belgas exclusivas, servidas em cones, e pelo frango no balde, a rede, que já comercializa os modelos de negócios para rua e shopping centers, apresentou recentemente, durante a ABF Franchising Expo 2016, a loja container, um perfil de negócio de baixo custo.

O modelo pede um investimento inicial de R$119 mil, enquanto para os outros modelos da marca esse valor é de R$150 mil (loja de rua) e R$180 mil (loja de shopping). O faturamento médio mensal está estimado em R$80 a 100 mil e o lucro líquido do franqueado é de 15% a 30% sobre isso. Enquanto o retorno de investimento é de 12 a 18 meses.

O objetivo da rede é atingir também um novo público-alvo. “Aquela pessoa que sai do trabalho e encontra a rede no caminho para a casa, e acaba parando para consumir um fast food ou aproveitar um happy hour é uma delas”, explica Marcus Alonso, gerente de expansão da rede. Segundo ele, é um formato onde o custo-benefício supera a sofisticação. “Buscamos trazer um ambiente descontraído e criativo, os clientes poderão ir de forma informal e bem à vontade, sem abrir mão da qualidade”, complementa.

Além disso, esse nova forma de instalação do negócio é moderna e atrelada às novas tendências de fast food. Basicamente, o container comporta dois ambientes (cozinha e atendimento), contém piso de borracha e um deck frontal, construído com ripas de madeira e rampa de acesso.

Janelas retráteis possibilitam a circulação de ar e praticidade ao ambiente, assim como uma estrutura completa para sistema de exaustão. Além disso, luminárias de LED proporcionam economia de energia e uma iluminação eficiente aos profissionais que trabalham no local.

É importante lembrar também que os containers da Lug’s apresentam tamanhos que variam, a partir de 40″ (12 x 2,5 m2). “Essas medidas variam, dependem de vários fatores. Alguns terrenos suportam uma estrutura maior, outros não. Por isso, todos os projetos são feitos sob medida”, explica Alonso.

Economia e sustentabilidade

Além do aspecto contemporâneo e originalidade, os containers oferecem outra vantagem – a economia no custo operacional. O gerente de expansão explica que a instalação é muito mais fácil que uma construção convencional, de alvenaria. E, segundo ele, é mais acessível alugar um terreno do que um prédio.

“No terreno você também pode fazer um projeto de acordo com a região e poderá mudar de localização se achar necessário”, diz ele. “Tudo isso garante uma economia no acabamento final da edificação, gerando uma redução em alguns casos de 35% do custo final da obra”, conta.

Além disso, economizando tempo de obra e espaço, a Lug’s preserva o meio ambiente. “A construção dos containers (de metal ou aço) também evita que vários recursos sejam tirados do meio ambiente. Não se utilizam materiais empregados na construção de casas e prédios de alvenaria, como areia, pedras, tijolos, água, ferro, entre outros. E a criação de entulho e o impacto no terreno de instalação são baixos”, explica.

Já estão em execução também os planos para a expansão da comercialização desse modelo de negócio. A rede já comercializou 10 unidades. A maioria está localizada no Estado de São Paulo, interior e litoral. A meta é que esse número chegue a 50 até o final desse ano. “Nosso foco de expansão atende a todos os públicos e regiões do território nacional. E claro, a batata e o frango que comercializamos são produtos que agradam a todo tipo de paladar, do norte ao sul do país”, conta o gerente.

 

RAIO X LUG’S_Modalidade Container

Área de atuação: fast-food

Ano de fundação: 2010

Entrada no Franchising: 2014

Número de unidades: 117

Modelo de Negócio: Container

Taxa de franquia: R$ 20.000,00

Taxa de investimento: a partir de R$119 mil

Taxa de instalação: depende do ponto, mas já está inclusa no valor de investimento total

Capital de giro: R$15 mil

Royalties: 6,9% do faturamento

Taxa de publicidade: 1,7% do faturamento

Área média da unidade: 40″ (40 pés)

Nº de funcionários: mínimo 4

Faturamento bruto: R$ 80.000,00 a R$ 100.000,00

Lucratividade: 15% a 30%

Faturamento médio mensal: R$100.000

Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

Facebook
Twitter
LinkedIn