Diagnóstico gratuito aponta nível de maturidade das empresas

Questionário desenvolvido pela Palas e Criare foi baseado nos oito pilares da ISO de Inovação

O mercado global já compreende que inovar não é mais algo opcional. Mas, uma das maiores dúvidas das empresas que iniciam essa jornada, é saber qual o seu grau de maturidade nesta área, de forma que consigam compreender o melhor caminho a ser seguido. Para ajudá-las nessa resposta, a Palas, consultoria pioneira na ISO de Inovação no Brasil, e o Criare, software de governança de inovação, estão lançando um diagnóstico gratuito sobre o tema, visando identificar se as companhias estão em sintonia com as melhores práticas de inovação do mundo. O questionário pode ser acessado neste site.

Saber o quanto seu negócio é inovador é muito importante, principalmente, para compreender melhor as ações que precisam ser adotadas considerando os objetivos desejados. Por isso, o questionário foi dividido de acordo com os oitos pilares da ISO de inovação, metodologia de gestão reconhecida internacionalmente como um guia de diretrizes para aquelas que iniciam esse caminho.São eles: direcionamento estratégico; abordagem por processos; realização de valor; liderança com foco no futuro; cultura colaborativa; adaptabilidade e resiliência; gestão das incertezas e gestão de insights.

Os pontos destacados abrangem todos os processos e ações fundamentais em uma estratégia de inovação – indo desde a presença de uma política interna sobre este tema bem definida e difundida entre os times, até o uso de métricas robustas que monitorem todas as ações instauradas. “Inovar sem planejamento impedirá qualquer sucesso da companhia. Por isso, precisamos compreender o quão madura a empresa está sobre este tema, para que fique claro o que precisa ser ajustado e consigam inovar de forma contínua”, explica Alexandre Pierro, sócio fundador da Palas.

Com o resultado do diagnóstico, a empresa consegue avaliar seus pontos fortes e fracos, assim como as ameaças e oportunidades de negócio, tornando muito mais assertivo implementar um projeto de inovação internamente e aumentando as chances de obterem os resultados estipulados. Dessa forma, além de tornar esse processo mais otimizado e eficaz através dos dados obtidos em tempo real, ainda é possível e fazer um uso mais inteligente dos recursos.

De acordo com a ISO 56002, de gestão da inovação, são necessários cinco recursos para fazer a inovação acontecer: pessoas, tempo, conhecimento, infraestrutura e dinheiro. Fazer a gestão destes recursos de acordo com as ideias que a empresa tem é o grande segredo do sucesso na inovação. “Contar com algoritmos inteligentes neste processo de tomada de decisão é o que faz a diferença entre uma estratégia de inovação comum e uma vencedora. A tecnologia é crucial neste objetivo”, garante Marília Cardoso, sócia fundadora do Criare.

Outro grande benefício das empresas que estão em conformidade com as melhores práticas de governança de inovação do mundo é o acesso à Lei do Bem, que permite restituição fiscal dos investimentos feitos em inovação. “No Brasil, qualquer empresa que opere em regime de lucro real consegue restituir até 80% dos investimentos. É uma excelente forma de estimular a inovação, mas que poucas empresas utilizam”, complementa Pierro.

Uma vez respondido, o resultado trazido no questionário informará em qual das trilhas de maturidade de inovação a empresa se encontra. Na mais simples, denominada como trilha vermelha, se encontram as companhias que já se atentaram para a importância da inovação, mas ainda precisam desenvolver estratégias claras de cultura e processos para avançar nessa jornada. Já na trilha verde, tida como a mais avançada, estão aquelas mais maduras, com cultura e processos bem definidos, faltando apenas construir um legado que garanta a perpetuidade de tudo o que construíram.

Considerando a demanda latente pela inovação no mercado global, as expectativas com o diagnóstico são elevadas. “Essa é uma estratégia extremamente benéfica para as empresas que desejam inovar e conquistar grandes resultados que gerem valor ao negócio. Queremos auxiliar cada vez mais gestores nessa missão, descobrindo os melhores caminhos a serem seguidos para que se destaquem em seu segmento e se tornem referência no mercado”, finaliza Marília.

Facebook
Twitter
LinkedIn