Economia circular é um dos novos desafios do Portal de Inovação Aberta da Tupy

tupy

São cinco os desafios com inscrições abertas no Portal, que já recebeu mais de 60 propostas desde o lançamento do canal, em novembro de 2021

Encurtar distâncias por meio de um processo estruturado e um filtro adequado para inovações é o que propõe o Portal de Inovação Aberta da Tupy. A Companhia vem conduzindo diversas iniciativas para fortalecer seu canal de conexão com novas tecnologias, modelos e soluções originadas de startups, universidades, pesquisadores, fornecedores, estudantes e outros atores do ecossistema de inovação, ciência e tecnologia. O Portal propõe desafios amplos para atrair ideias customizadas para além daquelas que já estão no radar de pesquisa e desenvolvimento da Empresa.

Dois novos desafios foram lançados na plataforma, que está com cinco oportunidades abertas. O mais recente chama-se “Economia Circular também é melhoria contínua”. Embora essa já seja uma frente de forte atuação da Companhia, a intenção é ir além do negócio atual e  atentar às necessidades da sociedade por meio de parceiros e soluções que conectem a Tupy a diferentes elos da cadeia para reavaliar as atuais práticas industriais e fazer com que os insumos gerados por outras indústrias possam ser reaproveitados em nos processos.

O outro desafio recente, nomeado “Inovando na proteção superficial dos núcleos de areia”, tem relação com uma importante etapa do processo produtivo da Empresa: a moldagem. Atualmente, os moldes – núcleos de areia – passam por um procedimento de pintura a fim de proteger a superfície. A solução que se busca deve acelerar o tempo destinado a esta etapa, seja com a proposição de melhorias no processo atual, novas tecnologias, alternativas de matéria-prima ou novas formas de proteção superficial.

Lançado no final de 2021, o Portal convida pessoas e empresas inovadoras a somar suas competências às da Tupy, gerando valor a todos os participantes. Das 62 propostas recebidas até o momento, 8% já avançaram para uma etapa de testes e validação da solução apresentada. “A Tupy estabeleceu processos específicos para as relações que nascem do Portal. Isso tem nos permitido agilidade para avaliar e testar as propostas, garantindo um retorno adequado a todos os participantes”, conta Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Tupy.

Sobre a Tupy – Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Betim/ MG, Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, EUA e Itália.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn