Em cinco minutos, o empreendedor tem de apresentar a ideia ou o seu negócio social. Uma banca avaliadora formada por investidores e empreendedores avalia o projeto.
Esse é o desafio de empresários no Mega Start-up Lab, evento idealizado pela Artemisia e pelo Hub São Paulo, que será realizado no dia 17 de novembro em três cidades — Belo Horizonte, Recife e São Paulo.
Cada empreendedor ("pitch") terá cinco minutos para fazer a exposição sobre perfil e histórico pessoal, modelo de negócio, investimento, sociedade, recursos físicos e clientes. O foco são empresas inovadoras — em fase inicial ou em projeto — com alto potencial de escala, impactos social e ambiental positivos e geração de lucro.
Serão montados três grupos: o de ideias, o de negócios sociais e o de empreendimentos tradicionais. Cada um terá até oito empreendedores, explica Carolina Pereira, 32, gerente de comunicação e marketing da Artemisia.
Depois de apresentarem seus projetos, os empreendedores recebem "feedback" dos julgadores, que têm também cinco minutos para avaliar, criticar e sugerir melhorias ao negócio. A plateia pode contribuir por meio de sugestões escritas.
A média de inscrições para "pitcher" (empreendedor que apresenta a proposta em cinco minutos) em São Paulo é de 150 a 200, segundo Pereira. O Mega Start-up Lab está na sexta edição.
O evento vai debater ainda como o negócio social pode contribuir para reduzir a pobreza, ser viável economicamente e preparar-se para o mercado.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Artemisia. Para "pitcher", vão até 3 de novembro. Ouvintes podem se credenciar até 14 de novembro.